Um visionário: políticos lamentam a morte de João Alves Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Luto
Um visionário: políticos lamentam a morte de João Alves Filho
O ex-governador de Sergipe faleceu em um hospital particular de Brasília (DF)
Política | Por F5 News 25/11/2020 08h25 - Atualizado em 25/11/2020 12h06


Ecoam unânimes no seio da política sergipana as manifestações de pesar pela morte do ex-governador João Alves Filho, 79. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), autoridades políticas foram às redes sociais para lamentar a partida do aracajuano, destacando suas importantes contribuições ao desenvolvimento do estado.

O governador Belivaldo Chagas definiu João Alves como uma das mais importantes referências políticas do estado. “João Alves foi especial para Sergipe e realizou obras importantes para o povo sergipano. Estivemos em campos opostos ideológica e politicamente, mas sempre nos tratamos de maneira respeitosa. Tivemos uma relação institucional muito saudável. Seu legado será lembrado com apreço e respeito", afirmou o chefe do Executivo, que decretou luto oficial de três dias. 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, desejou que Deus conduza a alma do ex-governador para uma morada de luz e paz. “João foi um dos principais políticos de Sergipe. Foi governador três vezes, prefeito e ministro. Na política,  sempre estivemos em lados diferentes, mas jamais deixei de ter respeito por ele e pelo imenso legado que edificou em nosso estado”, publicou no twitter.

Para o deputado federal, Laércio Oliveira, o ex-governador foi um visionário, que logrou êxito em todas as áreas da vida pública. “Um homem à frente do seu tempo. Desde o início de sua vida empresarial, viu como a habitação seria importante para as pessoas no futuro, sendo um construtor de casas para as pessoas. Na política, pensou uma Aracaju para o futuro, construindo o que hoje são os troncos de nossa cidade. Entendeu como a água e eletrificação seriam importantes para nosso povo do interior, não é à toa que se tornou o “João da água”. Planejou e realizou diversas maneiras de expandir nossa atividade econômica. Sergipe só tem a agradecer pela sua habilidade diligente, em pensar nosso estado para as futuras gerações e o resultado está em cada canto de Sergipe”, declarou.

O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, presidente nacional do Democratas - último partido ao qual João Alves foi filiado, disse que ele é um exemplo de eficiência e seriedade. "Político experiente, João sabia aliar competência e sensibilidade como poucos. O ex-governador de Sergipe exerceu a política de maneira admirável, se tornando um dos grandes nomes do Democratas, lutando incansavelmente pelo desenvolvimento do Nordeste. Tenho certeza de que a história escrita por ele, e todo o legado político construído ao longo da sua vida pública, vão seguir inspirando as pessoas por muito tempo", postou no twitter. 

“O que leva gente de bem para a vida pública é a esperança genuína de causar impactos positivos na sociedade. João fez isso como poucos na nossa história. Desejo força para a família e amigos neste momento triste.”, afirmou o senador Alessandro Vieira.

“Defendeu a água e fez obras que enchem Sergipe de orgulho por tanta coragem e precisão. O construtor João Alves Filho encantou nossos olhos com as mais belas paisagens dos nossos cartões postais: da zona sul com a orla mais bonita do Brasil, à zona norte, com a ousadia da ponte que hoje leva o nome do pai dele”, destacou o senador rogério Carvalho. 

“Dr.João foi um homem público que revolucionou a história da política do nosso Estado, desde o momento da sua primeira eleição em 1982, buscando novos quadros políticos, modernizando a administração e realizando obras estruturantes em todo Estado”, disse o ex-governador Jackson Barreto.

A vice-governadora Eliane Aquino desejou que a longa trajetória política de João Alves Filho receba os devidos cuidados na história de Sergipe. “Queria registrar que, para além do gestor visionário, sempre irei recordar do quanto foi gentil durante o processo da doença enfrentada por Marcelo. Foram visitas, ligações, sempre prestativo. Após o falecimento de Marcelo, foi ele, enquanto prefeito de Aracaju, que nos concedeu a cessão do espaço para que pudéssemos construir o monumento no Parque da Sementeira. Mais que isso, deu o nome de um opositor político a uma grande obra”, pontuou a vice-governadora.

"Fizemos política juntos, estivemos em lados opostos, mas o respeito e admiração sempre estiveram acima de tudo. Neste momento de profunda dor, peço a Deus que conceda o conforto necessário aos familiares", disse o ex-senador Eduardo Amorim. 

O presidente da Alese, Luciano Bispo, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador de Sergipe, João Alves Filho. 

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado