Unidades de saúde funcionam por mais três horas a partir de hoje | F5 News - Sergipe Atualizado

Unidades de saúde funcionam por mais três horas a partir de hoje
Esse e outros anúncios foram dados pela Secretaria Municipal de Saúde
Política 01/09/2014 12h25


Por Fernanda Araujo

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (01) uma série de ações que visam transformar a qualidade e celeridade dos atendimentos. As diversas medidas que foram anunciadas vão desde aquisição de novos veículos e equipamentos até formas de agilizar consultas e exames, além de outras ações.

O secretário Luciano Paz, juntamente com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e vereadores presentes anunciou a ampliação no período de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF) de seis bairros da capital, inicialmente. A partir de hoje as USF José Augusto Barreto, no Japãozinho; Onézimo Pinto, no Bugio; Celson Daniel, no Santa Maria; José Machado de Souza, no Santos Dumont; Hugo Gurgel, na Coroa do Meio; e Augusto Franco, no conjunto Augusto Franco, vão funcionar de segunda a sexta até as 20h, três horas a mais. Ideia que partiu do vereador Dr. Agnaldo.

Conforme o secretário, ainda deverá suprir a rede com novos médicos, de acordo com a necessidade específica de cada bairro. Além disso, está marcada para o mês de setembro a realização de um mutirão para atender a demanda de consultas e exames. “Foi verificado em visita as unidades de saúde uma carência por consulta e exames. Pessoas que chegam 2h, 3h para conseguir um exame e às vezes não tem disponível. O problema da saúde não é falta de dinheiro, não quer dizer que tenha dinheiro sobrando, mas é gerenciamento, muitas coisas se perdem no funcionamento da secretaria, os muitas vezes não chegam a população necessitada”, argumenta Paz.

Também deve ser instalado a partir dessa semana o sistema de controle de medicamentos e materiais hospitalares, que vai desde o almoxarifado até a saída do medicamento do posto de saúde. Segundo o secretário, atualmente, não há um sistema informatizado que possa detalhar, por exemplo, quantos medicamentos há no estoque e para quem foram entregues. Ele garante que vai ser importante para a redução de custos. “A gente sabe que eventualmente pode haver desvio de medicamento, vencimento, no ano passado encontramos 30 toneladas de medicamentos vencidos, é desperdício de dinheiro”.

 Foi anunciado também a construção de novas USF em Ponto Novo, Suíssa e Bugio. A do Santa Maria já está em fase de construção. Há no projeto também a d

emanda de construir uma unidade no bairro 17 de Março, porém ainda não foi concretizado. Foi autorizado ainda a abertura de processo licitatório para a aquisição de 28 veículos, atendendo o Programa de Saúde da Família, principalmente no atendimento domiciliar; de equipamentos médico e de informática e mobiliário. Um investimento de R$ 2 milhões em emenda parlamentar. Acredita-se que as novas viaturas devem chegar até o final do próximo mês.

Serão implantadas ainda pontos eletrônicos e câmeras, inicialmente, nas Unidades de Pronto Atendimento, Nestor Piva e Fernando Franco, zona norte e sul, respectivamente. “Em muitas unidades de saúde muitos profissionais não estão cumprindo a carga horária, isso é o que vamos entrar agora imediatamente, começando pelas UPAS. Essas câmeras vão transmitir em tempo real o que está acontecendo. E todos os profissionais que estiverem vamos saber quantos pacientes atenderam, quantas horas ficaram nas UPAS”, afirmou o prefeito João Alves.

De acordo com João Alves ainda há mais providências a serem tomadas. Ele citou o trabalho que foi viabilizado graças ao pleno do Tribunal de Justiça que apoiou com unanimidade as Organizações Sociais (OSs) gerindo a saúde municipal. “Iria anunciar mais medidas, porém, essas mudanças já vão dar resultado positivo, não tanto como gostaríamos”, disse.

Fotos: Ascom/PMA

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado