Vereadores aprovam 17 projetos do Executivo | F5 News - Sergipe Atualizado

Vereadores aprovam 17 projetos do Executivo
Oposição em protesto deixa o plenário
Política 17/07/2014 13h45


Por Aline Aragão

Em menos de uma hora a Câmara de Aracaju aprovou 17 projetos do Executivo e três do Legislativo em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (17). Ao todo, 16 vereadores compareceram à votação, contra oito ausentes.

Sem concordar com a votação de última hora, os vereadores da oposição (foto abaixo) se retiraram do plenário como forma de protesto. E ouviram duras críticas do vereador Agamenon Sobral (PP), que os acusou de não querer votar por não estarem recebendo nada em troca.

O vereador de oposição Emmanuel Nascimento (PT) rebateu as acusações de Agamenon Sobral e disse que ele agiu como um “vereador incompetente”, pois sabe que os vereadores não podem receber a mais do que recebem. “Foi um momento infeliz e triste, ele agiu assim contra seus colegas vereadores sem ter fundamento, sem ter base legal”, lamentou.

Para Lucimara Passos (PC do B), a votação “a toque de caixa” começou errada, com um pedido de que não houvesse pequeno e grande expediente. “Além de ter que votar 17 projetos sem ter tempo pra estudar, a gente ainda corre o risco de ter a fala cerceada”, reclamou.

A vereadora diz que discorda desse tipo de votação, e que essa é uma prática que vem acontecendo desde o começo da gestão do prefeito João Alves Filho, até mesmo em sessões ordinárias. “Desde o começo é assim, são colocados pedidos de urgência e os projetos vêm sendo votados dessa maneira”. Lucimara concluiu dizendo que essa prática impede a qualidade da avaliação dos projetos e por isso se posiciona contra.

O vereador Lucas Aribé (PSB) também disse que achou um absurdo e que não são projetos para uma votação urgente. Além disso, existem projetos que tratam de edificações e que precisariam de uma avaliação técnica. O parlamentar reconhece que tem projetos importantes como o que trata da isenção do IPTU, e que não são difíceis de analisar, mas outros mexem com a estrutura, a exemplo das secretarias que estão sendo fundidas, e precisam ser avaliados com mais tranquilidade.

Para o líder da situação, Dr. Agnaldo (PR), a pressa em aprovar os projetos é para não perder tempo nas atividades do segundo semestre e dar celeridade ao processo administrativo da prefeitura. Para ele, a gestão precisa ter cara própria e conseguirá a partir da aprovação desses projetos. “Além disso, serve para regulamentar um monte de coisa que era dada por portaria ou por decreto e que antes ficava à mercê do prefeito, mas agora vai ser lei”, explicou.

Dr. Agnaldo diz também que não existe nenhum projeto polêmico ou que precise de muita avaliação e que a oposição está querendo dificultar. “Eu acho que isso só atrapalha o andamento da prefeitura de Aracaju”.

O presidente da Câmara, Vinícius Porto (DEM) (foto ao lado), disse desconhecer o motivo pelo qual os vereadores da oposição deixaram o plenário; e que a convocação foi para todos, mas que nenhum fez qualquer tipo de solicitação para que a votação fosse adiada. “Se ocorresse, não seria a primeira vez, eu sempre procuro fazer acordo com o líder da oposição e com o líder da situação para que tudo seja feito de forma tranquila, mas dessa vez ninguém se pronunciou”, disse. 

 

Fotos: Aline Aragão

Mais Notícias de Política
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Deputado federal João Daniel participou de evento Antiapartheid pela Palestina
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Senador apresentou projeto de lei facilitando a solicitação do descanso 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu
Tinha 39 anos era vice-presidente nacional do PL Mulher e estava em seu 1º mandato
reprodução/redes sociais
11/05/2024  19h33 Zezinho Sobral assume Governo de Sergipe durante viagem de Fábio para Europa
Comitiva sergipana participa de Missão Internacional organizada pelo Consórcio Nordeste
Youtube/Reprodução
11/05/2024  19h19 Por vídeo, Bolsonaro fala sobre o Brasil e eleições durante ato em Aracaju
“Temos muita esperança de mudar o Brasil nessas eleições”, afirmou ex-presidente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado