Vereadores podem aprovar reajuste da tarifa de ônibus ainda este ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Vereadores podem aprovar reajuste da tarifa de ônibus ainda este ano
Política 17/12/2015 10h24


Por Fernanda Araujo

Diferente do que vem sendo divulgado, os vereadores de Aracaju podem aprovar antes do final deste ano um novo valor para a tarifa de ônibus do transporte coletivo que passaria a valer em fevereiro de 2016. No Poder Legislativo e na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a informação é de que o reajuste só deve ser analisado no próximo ano, mas F5 News apurou que um projeto que eleva o preço da passagem já está pronto e pode ser votado na última sessão deste ano, como ocorreu em 2014.

A SMTT confirma que já recebeu as planilhas com a proposta de reajuste encaminhadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), mas diz que ainda não há uma definição da Prefeitura de Aracaju quanto à questão. Ainda segundo a autarquia, se houver aumento, deverá ser limitado ao índice inflacionário do período (cerca de 10%) e mesmo assim ele só seria autorizado em 2016.

Entre os parlamentares ouvidos por F5 News é unânime o discurso de que a proposta ainda não chegou àquela Casa. O líder da situação, vereador Agnaldo Feitosa (PP), defende cautela para avaliar a questão para que, se o reajuste for concedido, haja coerência. “A gente sabe que houve aumentos exorbitantes dos combustíveis nesse último ano, e eles (empresários) estão pleiteando isso. Só não sei quanto. É preciso harmonizar o preço da passagem com esse aumento (dos combustíveis) e saber que tipo de custo incide e como incide para que a gente possa votar”, entende.

O vice-presidente da CMA, vereador Jailton Santana (PSC), acredita que o reajuste poderia ser evitado e sugere alternativas para que as empresas consigam repor as perdas, mas de forma que o aumento não seja repassado ao consumidor final. “Embora as empresas aleguem um déficit devido a custos com material, combustível, pessoal, não é o momento de aumentar a passagem para o trabalhador porque o Brasil vive uma crise tremenda. Estamos propondo a redução da taxa de gerenciamento do sistema, passando de 5% para 1%. Ou seja, havendo essa redução, favorece a manutenção da tarifa atual”, argumenta.

Na bancada de oposição, os vereadores Iran Barbosa (PT) e Lucas Aribé (PSB) entendem que não há embasamento para que o preço da passagem receba um novo acréscimo. “Aracaju já tem uma tarifa muito elevada, o transporte não oferece a qualidade de serviço que precisamos. Sobretudo nesse cenário que vivemos, com o aperto dos trabalhadores, aumentar tarifa é uma forma de prejudicar mais a população”, afirma o petista.

“Não há justificativas plausíveis de aumento nem que seja de um centavo. O consumidor aracajuano já paga caro por essa tarifa que deveria ser muito menor, não têm melhoras significativas no transporte, então dessa forma, já antecipo meu voto contra”, avisa Aribé.

F5 News procurou o Setransp e a informação é de que o reajuste é necessário para manter o equilíbrio financeiro do setor. Segundo o Sindicato, de janeiro a novembro deste ano quase 5 milhões de pessoas deixaram de utilizar o serviço, além disso, no mesmo período as empresas acumulam uma alta de 19% nos custos de operação. 

O último reajuste de 14,9% aprovado pela CMA passou a valer em janeiro deste ano, quando o preço pelo serviço saltou de R$ 2,35 para R$ 2,70. Diariamente mais de 300 mil pessoas utilizam os coletivos na capital e região metropolitana.

Foto: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Política
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
29/04/2024  19h00 Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio
Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado