Zé Franco está na expectativa de assumir a Presidência da Assembleia | F5 News - Sergipe Atualizado

Zé Franco está na expectativa de assumir a Presidência da Assembleia
Eleita conselheira, Angélica aguarda nomeação do governador
Política 08/04/2014 15h50


Por Will Rodrigues

“Eu quero é que ela saia logo”, disse sorrindo, o vice presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zé Franco (PDT), ao depositar a sua cédula de votação na urna, durante a eleição da deputada Angélica Guimarães (PSC) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). E foi nesse clima de cordialidade e diplomacia que a sessão foi conduzida, na manhã desta terça-feira (8), onde com o voto favorável dos 23 parlamentares, a presidente da Alese foi escolhida para assumir a vaga deixada pelo conselheiro aposentado, Reinaldo Moura, como já era esperado. Zé Franco está na expectativa de assumir a Presidência da Assembleia Legislativa tão logo o governador do Estado Jackson Barreto (PMDB) promova o ato de nomeação da nova conselheira.

Antes da votação, o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), deixou claro que a bancada governista votaria favorável à deputada, por compreender que se trata de uma representante do poder legislativo que vai cumprir bem o seu papel, mas mandou mandou o recado. “A nossa política não é uma política pequena, da mesquinharia. Que sua ação futura no TCE não seja "canoada" por seu líder político, mas seja uma ação de uma conselheira eleita por essa Casa que vai cumprir o seu papel, suas obrigações administrativas como fiscalizadora das contas públicas desse estado. Esperamos que a presidente da Casa, ao tomar posse seja mais orientadora do que punitiva.  Que as influências políticas do seu líder não andem em suas ações”, declarou.

O líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PT), tratou de tranquilizar Gualberto e parabenizar a base aliada. “Essa Casa deu uma demonstração muito bonita num momento de divergências políticas, mas quando se trata de um assunto do Poder Legislativo a Casa se une. Cada um faz parte de um grupo político, mas nem por isso vai se sujeitar a ser subserviente. A postura dela será corretíssima porque assim vem sendo até hoje em sua vida.”, afirmou.

Entre abraços e cumprimentos, a expectativa agora fica por conta do deputado Zé Franco que aguarda a data em que poderá assumir, mas disse estar tranquilo. “Fui eleito para ser vice e continuarei sendo vice até quando tomar posse, acredito que o grupo é unido e sei que estou preparado para ser presidente e dar continuidade ao trabalho da deputada Angélica e fazer um grande trabalho em prol do desenvolvimento do estado”, alegou.

A futura conselheira, agradeceu aos colegas, em especial aos deputados Luiz Mitidieri (PSD) e Luiz Garibalde (PMDB), que abriram mão da disputa pelo cargo de conselheiro, e também a líder do governo na Alese, em seguida, mostrou-se despreocupada quanto à data da sua posse e disse que fará tudo de acordo com o regimento. “A unanimidade dos votos foi muito importante para mostrar a independência do poder . Agora no tempo que o regimento me permitir, vamos acertar as questões relacionadas a posse, depois da nomeação pelo governador do Estado”, disse.

Angélica Guimarães é formada em Medicina  e Gestão Pública, com pós-graduação em Contabilidade Pública. Iniciou sua carreira como prefeita do município de Japoatã em 1993, cumpre seu quarto mandato como deputada estadual na Alese, onde já atuou como presidente da comissão de Saúde, segunda secretária, vice-presidente e nos últimos quatro anos, presidente. Com a sua saída, a suplente de deputado Tânia Soares (PC do B) assume uma cadeira no legislativo.

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado