Lagarto: julgamento de pedido de liberdade de Valmir é adiado | F5 News - Sergipe Atualizado

Lagarto: julgamento de pedido de liberdade de Valmir é adiado
Recurso recebeu um voto a favor e outro contrário durante julgamento no TJSE
Cotidiano | Por F5 News 23/04/2019 15h44 - Atualizado em 23/04/2019 16h16


O pedido de liberdade do prefeito licenciado de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), recebeu um voto a favor e outro contrário durante o julgamento de mais um recurso realizado nesta terça-feira (23), na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe. A audiência foi adiada para o final do mês.

A defesa de Valmir Monteiro, acusado de lavagem de dinheiro, alega que o prefeito não representa risco à sociedade ou aos desdobramentos do processo, já que ele permanece afastado da gestão do município de Lagarto. Os advogados afirmam ainda que a prisão dele "não é imprescindível". 

Porém, na ótica do juiz e relator do processo, Marcel Britto, a manutenção da prisão é necessária para que seja garantida a ordem pública e, assim, evitar possíveis riscos à instrução criminal. Por outro lado, para a juíza convocada Maria Angélica França e Souza, que representou o desembargador Edson Ulices, as circunstâncias não exigem mais a prisão do acusado.

A audiência foi suspensa depois que a desembargadora Ana Lúcia pediu vistas do processo, adiando a data do julgamento, com o objetivo de que os magistrados examinem melhor o material antes de votar. O julgamento foi remarcado para a próxima terça (30).

Afastado do cargo desde novembro do ano passado, Valmir Monteiro e outras três pessoas são acusadas pelos crimes de lavagem de dinheiro, ambiental e de sonegação fiscal, após investigações do Ministério Público que culminaram na prisão deles em fevereiro deste ano durante a operação Leak, que desarticulou um suposto esquema de desvio de recursos públicos do matadouro municipal. 

No dia 29 de março, o Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a Igor Ribeiro Costa, genro do prefeito, também alvo da operação. Já Valmir continua detido no Presídio Militar. Também no mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do prefeito afastado.

Outras acusações

No último dia 8 deste mês, a 2ª Vara Civel de Lagarto chegou a determinar a suspensão dos direitos políticos de Valmir por cinco anos, referente a um processo que ele respondia desde 2012, por acusações de prejuízo ao erário e atentado contra os princípios da administração pública. No entanto, dias depois o mesmo juiz suspendeu temporariamente a decisão.

Ainda neste mês, Monteiro voltou a ser condenado por improbidade administrativa pela 1ª Vara Cível de Lagarto, desta vez por superfaturar e fraudar licitação para um show realizado no município em junho de 2009. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Um dos incidentes relatados inclui o furto do celular de seu sobrinho para vender
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Segundo a plataforma, os usuários burlam as medidas de bloqueio e de segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado