Feliz Aniversário, Aracaju!!! | Clarisse de Almeida | F5 News - Sergipe Atualizado

Feliz Aniversário, Aracaju!!!
Status de cidade sustentável/caminhável: esse seria o melhor presente
Blogs e Colunas | Clarisse de Almeida 16/03/2021 12h20

Aproxima-se o aniversário de nossa querida Aracaju, cidade banhada por muitas águas, de clima agradável e povo gentil!! Como única opção possível, rumo ao futuro, temos que alcançar o status de cidade sustentável; para isso algumas metas precisam ser cumpridas, e uma delas é a qualificação de cidade caminhável. O conceito de mobilidade revisitado pelo urbanismo contemporâneo estabelece novos desenhos para as grandes e médias cidades, de maneira que possam se livrar dos inúmeros problemas causados pelo uso maciço dos transportes motorizados.

Sendo uma das soluções rumo à sustentabilidade, figura concomitante a outras mudanças recomendadas para as cidades do futuro, tais como estimulo à utilização de veículos de propulsão humana, como bicicletas e patinetes, a construção de ciclovias com a tarefa de conscientizar os motoristas sobre a importância dos ciclistas e ainda a de substituir os carros movidos a combustíveis fósseis por elétricos. Também como solução de mobilidade urbana deve prever a oferta de transporte coletivo eficiente e que também seja movido por energia não poluente.

Duas características são indispensáveis para permitir essa caminhabilidade: Calçadas Livres e Arborizadas. Interligadas, dependem da atitude consciente de nossa população e de nossos gestores. É urgente a necessidade de campanhas educativas para conscientização da importância de se fazer manutenção e a desocupação das calçadas da cidade. E de se manter e plantar árvores nas calçadas.

Tenho visto em pleno verão as pessoas cortarem árvores de grande porte, idôneas e sombreadoras, por motivos torpes. Além disso, facilmente encontramos calçadas ocupadas por interesses particulares, pessoais, ignorando completamente a função das mesmas: circulação de pedestres.

Voltando ao assunto, a meta é conseguirmos a qualificação de Cidade CAMINHÁVEL!! Convoco as cabeças pensantes a um engajamento na missão de convencimento à manutenção das árvores de nossas ruas. Sim... começando pelas árvores, pois nesse Nordeste ensolarado é impossível caminhar sem sombra! 

Confira aqui os benefícios das cidades caminháveis, extraidas do blog archtrends:

*    proporciona mais saúde e bem-estar: redução de CO², que diminui o risco de doenças respiratórias. Caminhadas diminuem níveis de colesterol, evitam a diabetes, melhoram a circulação sanguínea e reduzem a ansiedade;
*    aumenta a acessibilidade: há mais espaços para pedestres, deficientes físicos, idosos, crianças, obesos e pessoas com demais condições;
*    movimenta a economia local: com mais pessoas transitando, o comércio cresce, há geração de empregos e a renda per capita aumenta;
*    entrega mais qualidade de vida: maior economia local, melhores espaços para andar, mais arborização;
*  evita acidentes com pedestres: calçadas projetadas para as pessoas caminharem;
*    gera mais segurança: mais pessoas nas ruas diminui o medo de caminhar;
*    melhora o trânsito: menos carros e mais pessoas e bicicletas.

Mais Notícias de Clarisse de Almeida
Fotos da autora
19/09/2022  15h20 O estranho caso da pista exclusiva para ônibus onde não circulam ônibus
Google Street View/Reprodução
14/08/2022  21h00 Mostra sabedoria, Aracaju!
Imagem de vídeo do engenheiro Igor Faro
01/08/2022  22h38 Eterno enquanto durou
Bom senso, para que te quero?
22/07/2022  16h23 Bom senso, para que te quero?
A arte de arruinar uma vizinhança!
24/01/2022  11h25 A arte de arruinar uma vizinhança!

Blogs e Colunas
Clarisse de Almeida
Clarisse de Almeida

Arquiteta e Urbanista pela FAUSS/RJ, especialista em Tecnologia Educacional pela UERJ e em Paisagismo pela UFLA/MG. Atua com ênfase em Desenho Urbano e Projetos de Edificação e Paisagismo. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT. Possui trabalhos reconhecidos nacionalmente e tem sido palestrante em variados eventos. É membro da equipe da Ágora Arquitetos.

E-mail: arqclarissedealmeida@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado