A força dos serviços e a expectativa para o período junino | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

A força dos serviços e a expectativa para o período junino
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 15/07/2023 03h47

Sergipe é um estado brasileiro que tem no setor de serviços um importante impulsionador da economia e gerador de postos de trabalho. O setor de serviços abrange uma ampla gama de atividades, como turismo, comércio, transporte, educação, saúde, tecnologia e outros segmentos que prestam serviços diversos à população, sendo responsável pela grande maioria dos empregos gerados no estado, devido à força de suas atividades. No mês de maio, o último apresentado pelo IBGE, o setor cresceu em negócios realizados e no seu faturamento nominal, +12,3% diante de maio de 2022. Isso mostra a força do setor.

Uma das razões para o setor de serviços ser um grande gerador de empregos em Sergipe é a sua relevância na economia local. A oferta de serviços está diretamente relacionada à demanda da população, e em uma região como nosso estado, com um movimento migratório da população cada vez mais direcionado para as áreas urbanas, surgem as necessidades diversificadas, o que cria constantemente novas demandas por serviços variados. Isso inclui desde a criação de novos estabelecimentos, a exemplo de restaurantes, hotéis e salões de beleza, até a demanda por serviços especializados, como consultorias, agências de viagens, clínicas médicas e outros.

Além disso, o setor de serviços também está fortemente ligado ao turismo em Sergipe, haja vista que no último mês de junho, surgiu uma forte demanda para as atividades do segmento, devido aos festejos juninos mais variados e prolongados dos últimos 20 anos. Com o alto volume de festas e eventos, como os realizados pelo Governo do Estado, Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Estância, entre outras, além dos eventos do Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac, que marcaram a agenda festiva por todo o mês e invadindo o mês de julho, muitas atividades do turismo se movimentaram com força, certamente tendo o seu melhor mês de volume de negócios deste ano.

Ainda temos dentro do bojo de nosso estado belas praias, riquezas culturais e naturais, além de uma gastronomia característica. Os serviços de turismo estão se mostrando mais uma vez como uma importante fonte de receita para a economia sergipana, e para atender a demanda turística é necessário um amplo leque de serviços, como hospedagem, alimentação, transporte, guias turísticos, entretenimento, entre outros. Essa cadeia de serviços turísticos gera empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local. Nos próximos dias, a medição dos resultados deverá ser apresentada e a compreensão desse movimento econômico será ainda maior e melhor. Há um trabalho inédito em andamento, que irá surpreender com os dados apurados.

Outro ponto relevante é a contribuição do setor de serviços para a formação de mão de obra qualificada em Sergipe. O desenvolvimento do setor exige profissionais capacitados, o que estimula a oferta de cursos de capacitação, a exemplo das mais de 250 variedades de cursos técnicos e profissionalizantes existentes no Senac, e graduações na área de serviços principalmente em tecnologia. Dessa forma, surgem oportunidades de emprego para os trabalhadores, bem como a atração de profissionais de outras regiões, com a perspectiva de encontrar colocação no setor de serviços em expansão.

Em suma, o setor de serviços desempenha um papel fundamental na geração de empregos em Sergipe. Sua diversidade e relação com o turismo contribuem para a criação de postos de trabalho e fomento da economia local. Essa tendência só reforça a importância de investimentos e políticas públicas voltadas para o fortalecimento desse setor, visando o desenvolvimento econômico e social do estado.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
27/04/2024  10h20

A arrecadação Federal está em Alta

20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado