Algo está errado no país que força as famílias a comprarem alimentos de forma parcelada | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Algo está errado no país que força as famílias a comprarem alimentos de forma parcelada
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 09/09/2023 03h38

As dificuldades financeiras podem levar as famílias a recorrerem às compras parceladas no cartão de crédito para adquirir alimentos. Existem vários motivos que contribuem para essa situação.

Primeiro, o desemprego ou a baixa renda são fatores significativos. Quando uma família enfrenta uma redução na renda ou perde o emprego, pode se tornar difícil arcar com as despesas básicas, como alimentação. Nessas circunstâncias, o cartão de crédito pode ser uma opção para garantir que a família tenha acesso aos alimentos necessários, mesmo que isso signifique parcelar as compras.

O salário-mínimo brasileiro é considerado insuficiente para a manutenção de uma família por diversos motivos. Um dos principais é o fato de que o valor do salário-mínimo não acompanha adequadamente o aumento dos preços e o custo de vida. Além disso, as despesas básicas, como alimentação, moradia, saúde e educação, têm aumentado significativamente nos últimos anos, tornando difícil para as famílias cobrirem todas essas necessidades com o salário-mínimo.

As desigualdades socioeconômicas e a falta de acesso a oportunidades de emprego com melhores salários também contribuem para essa situação. O resultado é que muitas famílias acabam enfrentando dificuldades financeiras e dependendo de programas sociais ou recorrendo a estratégias como a compra parcelada no cartão de crédito para suprir suas necessidades básicas.

Além disso, imprevistos financeiros, como gastos médicos inesperados ou reparos em casa, podem comprometer o orçamento familiar. Nesses casos, as famílias podem não ter recursos suficientes para comprar alimentos à vista e acabam optando por parcelar as compras no cartão de crédito como uma forma de lidar com a situação.

Outro fator importante é a falta de planejamento financeiro. Muitas famílias não têm o hábito de fazer um orçamento adequado e controlar seus gastos. Isso pode levar a um desequilíbrio entre receitas e despesas, tornando necessário recorrer ao parcelamento no cartão de crédito para suprir as necessidades básicas.

Além disso, em alguns casos, a falta de educação financeira também pode contribuir para essa situação. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre como lidar com suas finanças de forma adequada, o que pode levar ao endividamento e à necessidade de parcelar as compras de alimentos no cartão de crédito.

Mais Notícias de Marcio Rocha
27/04/2024  10h20

A arrecadação Federal está em Alta

20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado