Limitar os pagamentos com cartão é travar o consumo dos mais pobres | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Limitar os pagamentos com cartão é travar o consumo dos mais pobres
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 23/06/2023 05h32

Com a recente sugestão dos bancos para limitar o pagamento parcelado no cartão de crédito, me desperta preocupação acerca do impacto que essa medida terá sobre o consumo, principalmente das famílias mais pobres. Essa restrição poderá gerar uma queda significativa no volume de vendas no varejo, o que será prejudicial para a economia do país.

Uma das principais razões para essa preocupação é o fato de entender que no Brasil muitas pessoas não conseguem arcar com os custos de compras à vista, devido à baixa renda da maioria da população. Com isso, a opção de parcelamento no cartão de crédito tem sido uma alternativa viável para muitos consumidores. No entanto, com a limitação das parcelas, os consumidores terão menos opções de pagamento e, consequentemente, reduzirão o consumo.

Além disso, um fator que agrava ainda mais a situação é a alta taxa de juros no país. As famílias mais pobres são as mais afetadas, já que muitas vezes não conseguem obter crédito em condições favoráveis. Essa dificuldade de acesso ao crédito faz com que os consumidores sejam obrigados a optar pelo pagamento parcelado, mesmo diante das altas taxas de juros.

A inclusão de juros nas compras parceladas é outro fator limitador para os consumidores. Muitas vezes, o valor dos juros pode ser tão elevado que acaba sufocando o orçamento das famílias, levando à inadimplência e, consequentemente, ao prejuízo de comerciantes e lojistas.

Diante desse cenário, é importante que sejam encontradas soluções que possam equilibrar a situação, para que a economia não seja afetada de forma significativa. As medidas que visam tornar o crédito mais acessível e com taxas de juros mais justas são sempre bem-vindas. É necessário que as autoridades governamentais e os órgãos de defesa do consumidor estejam atentos à situação e tomem as medidas necessárias para garantir a manutenção do consumo, sobretudo para as famílias mais pobres.

Portanto, é evidente que a limitação do pagamento parcelado no cartão de crédito, sugerida pelos bancos, poderá afetar negativamente a economia do país, dificultando o consumo para muitas pessoas. É preciso que haja uma análise mais profunda sobre os possíveis efeitos dessa medida, e que sejam tomadas ações que equilibrem essa situação, não prejudicando o varejo e garantindo o poder de compra das famílias brasileiras.

Mais Notícias de Marcio Rocha
27/04/2024  10h20

A arrecadação Federal está em Alta

20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado