5G: O que falta para a nova tecnologia ser implantada em Aracaju? | F5 News - Sergipe Atualizado

Tecnologia
5G: O que falta para a nova tecnologia ser implantada em Aracaju?
Processos, definição de coordenação e instalações prenunciam a chegada da novidade
Cotidiano | Por Lucas Sá 09/08/2022 16h16


O 5G é a nova sensação e representa um possível futuro ainda mais rápido para as novas gerações. Em Aracaju (SE), a legislação local já foi atualizada e espera apenas algumas modificações para operar a quinta geração da internet móvel.

Desde o último dia 7 de julho iniciou-se a história do 5G no Brasil, quando a nova tecnologia foi implantada inicialmente em Brasília (DF). O edital do leilão, realizado em 2021 pelo governo federal, prevê a instalação em todas as capitais até setembro deste ano. 

De acordo com o Ministério das Comunicações, até o momento 12 capitais já alteraram suas legislações locais: Brasília, Curitiba, Boa Vista, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, São Paulo, Vitória e Aracaju.

“De acordo com a legislação temos até setembro deste ano para fornecer o serviço comercial do 5G para a população, o prefeito Edvaldo Nogueira já liberou e agora estamos na fase de definição dos arranjos da Lei. A instalação da nova tecnologia vai mudar o padrão de comunicação e a forma como consumimos internet na capital, será algo nunca antes visto”, disse o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior.

E completou, “Assim como a instalação ou realização de qualquer obra, precisamos que o processo seja autorizado. A instalação do 5G é feita através de ETRs, miniantenas que propagam o sinal até 3km, ou seja, precisaríamos de 200 a 300 antenas para cobrir alguns bairros da capital e em cada instalação é necessário uma autorização. O que estamos fazendo agora é viabilizando o processo, automatizando para que possa transcorrer mais facilmente”, disse Walter.

O 5G é muito mais que internet

Essa nova tecnologia promete uma revolução na comunicação e relações do ser humano com as máquinas. Testes realizados na Europa, Estados Unidos e Ásia demonstraram grande potencial de novidades.

Para o especialista em Tecnologia da Informação Victor Hugo, o atual cenário tecnológico sergipano ainda é muito precário para receber o 5G, ainda que em partes. “Se você parar e pensar no 5G como um todo, verá que não apenas Sergipe, mas o Brasil, ainda não possui suporte suficiente para essa tecnologia. Quando vamos ao interior, por exemplo, nossa internet móvel fica sem área e até mesmo o Wi-Fi perde alcance ou cai de vez. Será um processo lento até que possamos falar, há realmente o 5G em Aracaju, ou em Sergipe de uma maneira geral”, disse o especialista.

Um cenário que para muitos era futurista, com chão de fábrica com robôs móveis e flexíveis, procedimentos cirúrgicos à distância, entregas feitas por drones e controle de energia elétrica em cidades inteligentes já pode ser pensado como uma realidade.

“Quando se tem uma noção do 5G, vai muito além da internet móvel. Com essa tecnologia já é possível pensar em carros autônomos, casas inteligentes, fábricas totalmente automatizadas e robôs para todos os lados, mas isso na Europa, EUA ou Ásia. Em Sergipe, ainda temos muito chão para percorrer, mas o futuro é claramente empolgante. Creio que a tecnologia e a comunicação nunca mais serão as mesmas”, disse Victor Hugo.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado