Adolescente de 16 anos com Calazar continua internado no Huse | F5 News - Sergipe Atualizado

Adolescente de 16 anos com Calazar continua internado no Huse
Em Sergipe, média é de cinco casos da doença por mês, segundo a SES
Cotidiano | Por F5 News 06/12/2018 12h15 - Atualizado em 06/12/2018 17h31


Mais um caso de Leshimaniose Visceral, doença conhecida como Calazar, foi confirmado em Sergipe. Um adolescente de 16 anos está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, desde o dia 25 de novembro e o caso é grave.

O menino é morador do povoado Aldeia, no município de Gararu, Sertão do estado, e chegou ao hospital após passar por atendimento e vários exames nas cidades de Gararu, Porto da Folha e Propriá. À TV Sergipe, a mãe do adolescente, Angélica Dias, contou que há cerca de um mês ele começou a sentir sintomas de fraqueza nas pernas e falta de apetite.

Dias depois, os sintomas começaram a piorar e o adolescente passou a ter sangramento pelo nariz e a barriga inchada. Inicialmente, a suspeita era de dengue. O adolescente foi encaminhado à capital sergipana e dois dias após o internamento, diagnosticado com Calazar. Para a família a demora no diagnóstico pode ter agravado a situação.

O adolescente precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huse, onde ficou sedado, entubado e sob respiração mecânica; até então sem previsão de alta.

F5 News procurou a assessoria de comunicação do Huse para obter informações sobre o atual estado de saúde do garoto. A assessoria afirmou que quem responde pelo caso é o superintendente do hospital, Darcy Tavares, que está em reunião. Também tentamos o contato, mas não obtivemos resposta até a publicação da matéria.

Saiba mais

Calazar: entenda os sintomas, transmissão e tratamento da doença

Em Sergipe, a média é de cinco casos por mês. No ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 74 casos confirmados da doença, com nove mortes. Neste ano, de janeiro a outubro, são 55 casos e nove óbitos. Um deles, o de um menino de apenas três anos de idade, morador do município de Neópolis, que estava internado no Huse desde outubro e faleceu no dia 5 de novembro.

Ainda de acordo com a SES, a pasta orienta e monitora as ações dos municípios, articula com o laboratório central, promove capacitações dos profissionais e a dispensação dos insumos necessários para o tratamento dos casos. No entanto, o trabalho de controle e prevenção da Leshimaniose deve ser feito pelos municípios. Assim que notificado, o município deve fazer ações locais de captura e borrifação do vetor, a identificação de animais com a doença e, além disso, estimular o diagnóstico precoce.

À imprensa, a secretaria de saúde de Gararu informou que realiza buscas na região onde reside o adolescente para o combate da doença.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  19h30 Procon Aracaju divulga levantamento de preços do gás de cozinha
Na pesquisa foram considerado os preços de 26 pontos de venda da capital
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
A 33ª edição será às 16h, na  Praça Marcelo Déda, no Central Garden
SSP/Reprodução
29/04/2024  17h57 Operação Dupla Face prende quadrilha que lesava grandes empresas no Brasil
Investigação iniciou após o registro de um B.O relatando um golpe de R$ 80 mil
Reprodução
29/04/2024  17h45 Repórter da Globo é demitido após ser acusado de assédio sexual
Quatro colegas denunciaram Alexandre Kapiche através de uma carta aberta
14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
29/04/2024  17h11 14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
As vacinas serão destinadas a crianças entre dez e quatorze anos, informou a SES

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado