Audiência termina sem acordo e greve dos médicos completa 40 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Audiência termina sem acordo e greve dos médicos completa 40 dias
Justiça determina prazo para Prefeitura de Aracaju se pronunciar se quer negociar com a categoria
Cotidiano | Por F5 News 30/08/2018 16h00 - Atualizado em 30/08/2018 16h04


A greve dos médicos de Aracaju completa 40 dias nesta quinta-feira (30) e ainda não há previsão de quando será encerrada. Não houve conciliação durante uma audiência realizada hoje no Tribunal de Justiça de Sergipe, entre a categoria e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que terminou sem uma resposta definitiva sobre o impasse.

Na audiência, o desembargador Diógenes Barreto deu o prazo até a próxima segunda-feira (03) para que a PMA se reporte à Justiça respondendo se quer ou não negociar com os médicos. Até lá, a categoria decidiu manter a greve.

De acordo com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), pode haver uma suspensão temporária do movimento grevista, depois da resposta da Prefeitura e com um cronograma definido pela Administração Municipal de como será feita esta negociação. “Só assim, os médicos marcarão outra assembleia para ‘Suspender de forma temporária’ o movimento”.

Apesar da ausência do prefeito Edvaldo Nogueira e de não ter se chegado a um acordo na audiência, o presidente do Sindimed, João Augusto Oliveira, avalia como positivo o resultado, diante do posicionamento do desembargador em querer abrir a negociação oficialmente.

“Nesta audiência o Sindicato antecipou e colocou algumas propostas alternativas, mas o desembargador queria que saísse uma decisão oficial de abrir a negociação efetiva, portanto foi dado o prazo para a PMA responder sobre o pleito, se irá abrir ou não a negociação”, diz.

Ainda de acordo com o presidente, o Sindimed já mostrou que está com vontade de negociar, dando à gestão várias possibilidades de acordo através das propostas alternativas para implementar no ano que vem.

“Reduzimos e muito o percentual de reajuste proposto inicialmente – que era o piso da categoria médica, sair de R$ 4 mil (que é o salário hoje) para R$12 mil (piso) – que era um aumento significativo para apenas a inflação do ano, que é de 2,94%, entre outros, como a Tabela Única para os médicos, mostrando assim ao desembargador e a Prefeitura de Aracaju que estamos abertos a negociar”, afirmou.

João Augusto destacou ainda que, durante o período de greve, o atendimento nos serviços de urgência e emergência por orientação do Sindimed está funcionando 100% , muito além do que preconiza o Ministério Público Estadual (MPE), em relação ao efetivo mínimo, de 30%.

*Com informações do Sindimed

Mais Notícias de Cotidiano
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/05/2024  18h19 População idosa em Sergipe cresce e crimes contra essa faixa etária aumentam
Sergipe registra um aumento de 58% na população idosa nos últimos 12 anos
Rede social/Reprodução
08/05/2024  18h18 Vídeo: Ônibus da Tropical circula sem vidro traseiro em São Cristóvão
Veículo transportava passageiros para a capital. SMTT diz que notificou empresa
CBMSE
08/05/2024  17h45 Bombeiros começam a vistoriar barracas de fogos de artifício em Sergipe
Os interessados precisam manifestar o interesse no site da corporação
SSP/Ilustrativa
08/05/2024  17h21 Foragido por roubo, estupro e latrocínio em Japaratuba é preso
Suspeito de 40 anos estava foragido desde 1º de março, após cometer latrocínio
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
08/05/2024  17h10 Reunião da versão final do edital do transporte coletivo é adiada novamente
O adiamento se deu devido a uma viagem a Brasília de dois prefeitos do Consórcio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado