CGU identifica falhas na obra do terminal pesqueiro de Aracaju (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

CGU identifica falhas na obra do terminal pesqueiro de Aracaju (SE)
Cotidiano 07/10/2017 15h00


Por Nathalia Passos

O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram  uma inspeção nas obras de reforma e ampliação de Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) em vários estados do país e constataram diversas irregularidades. Em Aracaju (SE), o relatório apontou inconformidades no projeto de engenharia, obra e manutenção.

O objetivo do trabalho foi verificar se os TPPs estão sendo construídos ou reformados em cumprimento à legislação; se operam conforme especificações técnicas e sanitárias e se auxiliam na ampliação e desenvolvimento da pesca. 

Nas avaliações que abrangeram as inspeções sanitárias para o terreno e para a execução da obra do TPP de Aracaju, foi verificada a falta de documentação de aprovação do terreno pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Ainda de acordo com o relatório, a aprovação do terreno sequer foi solicitada pelo contratante.

Também foram identificadas restrições ao caráter competitivo para contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto de engenharia do terminal.

Além de Aracaju, a CGU também fiscalizou os terminais de Angra dos Reis (RJ), Belém (PA), Cabedelo (PB), Camocim (CE), Cananeia (SP), Ilhéus (BA), Laguna (SC), Niterói (RJ), Porto Velho (RO), Salvador (BA), Santana (AP), Santos (SP) e Vitória (ES).

Em Sergipe, a responsabilidade é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o órgão, a obra segue o cronograma e cerca de 90% já foram executados. “Nesta fase os trabalhos são mais lentos, mas a obra está em andamento”, disse o assessor de comunicação da Seinfra, José Castilho.

Sobre as solicitações feitas pela CGU, Castilho afirmou que o relatório será encaminhado à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), responsável pela execução, para que sejam avaliadas e atendidas as exigências no tempo previsto.

Sobre o terminal

O novo terminal pesqueiro de Aracaju, construído pelo governo do Estado com recursos do governo Federal, tem capacidade para atender a cerca de 12 mil pescadores de 27 colônias. A intervenção é fruto de investimento de R$ 14 milhões, sendo pouco mais de R$ 7.2 milhões destinados à construção e o restante à aquisição de equipamentos que vão proporcionar melhor qualidade no manejo e comercialização dos pescados. A iniciativa do Governo do Estado fortalece a economia local e promove geração de emprego e renda.

 

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Mônica Pinto, DRT/SE 515

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado