Em greve, médicos pedem que Edvaldo “se afaste do mundo virtual” | F5 News - Sergipe Atualizado

Em greve, médicos pedem que Edvaldo “se afaste do mundo virtual”
Greve na Saúde continua sem definição em Aracaju; médicos aguardam contraproposta do prefeito
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 24/09/2018 08h51 - Atualizado em 24/09/2018 11h21


Já são contabilizados 67 dias da greve de médicos da rede de saúde pública de Aracaju. E, ao que tudo indica, o movimento está longe de seu fim. Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed/SE), o diálogo entre as partes nunca é estabelecido, o que acarreta em um desgaste para ambas e um prejuízo irremediável à população.

De acordo com o médico sindicalista João Augusto, mais de cem profissionais aderiram à greve, totalizando em média mais de 1500 atendimentos não realizados diariamente, além de mais de 200 mil pacientes que deixaram de ser atendidos.

“Para que haja acordo, a gente precisa que haja reunião e me parece que o prefeito Edvaldo Nogueira só quer se reunir pela live. Ele sozinho em um gabinete e o resto da população no mundo virtual, mas no final ele que acaba ficando nesse local”, disse João Augusto.

Em manifesto na manhã desta segunda-feira em frente ao Centro Administrativo, os médicos cobram uma posição. Há duas semanas foi prometida uma reunião com o secretário de Finanças no município, Jeferson Passos. Além disso, há 15 dias foi enviado um pedido à Câmara municipal para solução do caso - segundo a categoria, sem respostas.

“É inadmissível que eles prolonguem essa greve, que está cada vez mais longa. Uma decisão judicial nos foi favorável, outra também será, por que ele não recebe a categoria e como eles vão continuar mentindo para a sociedade dizendo que estão abertos? A situação é que o prefeito só aparece no mundo virtual, a gente tem que trazê-lo para o mundo real, que está na documentação, 2,94% de reajuste para os médicos”, disse o médico sindicalista, que completou falando sobre o outro pedido dos profissionais da saúde, a tabela única, ou seja, uma equiparação salarial, que foi deixada para o ano de 2019.

Ainda segundo o profissional, a situação que prejudica a população de maneira irreparável pode ser confortável para a gestão. “Cerca de 150 mil atendimentos a menos, são milhões de reais economizados para a prefeitura, talvez ele até esteja gostando. Ele não sofre consequências, a prefeitura economiza e a população sofre por culpa de Edvaldo, já que a justiça falou que os médicos estão certos", afirma.

São 44 unidades básicas de saúde prejudicadas, com uma média de 50% de atendimentos a menos para a população assistida nas unidades. Na rede de urgência, não houve redução.

Os profissionais pedem paciência e compreensão da população. “A gente pede desculpas pela situação, mas não podemos deixar de cumprir a lei do reajuste, o último foi em julho de 2016. Ao mesmo tempo agradecemos pelo apoio, porque a gente sente isso, tanto nas falas na imprensa, quanto no dia a dia, porque estamos inseridos no meio e ouvimos eles”, disse João Augusto.

A Prefeitura Municipal afirmou que a comissão de negociação se reunirá com os sindicalistas ainda nesta manhã.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Agência Sergipe
08/05/2024  10h59 Chuvas intensas em Sergipe devem continuar até esta quinta-feira (9)
Segundo SEMAC, as chuvas devem intensificar durante esta madrugada
Reprodução/Google Maps
08/05/2024  10h47 Correios em Sergipe passam a receber donativos para o RS
Estatal expandiu sua rede de recebimento de doação na região Nordeste
Reprodução/SSP
08/05/2024  10h36 Homem é morto e dois são presos, suspeitos de tráfico de drogas em SE e AL
A prisão é resultado de uma operação conjunta entre as Policias Civis dos estados
Mario Souza/SES
08/05/2024  09h55 Interno mata paciente dentro do Hospital São José
Caso aconteceu na madrugada desta quarta. Suspeito alega legítima defesa
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
08/05/2024  09h24 Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 40 milhões
Foram sorteadas as dezenas 09 - 10 - 11 - 25 - 46 - 48

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado