Flavio Dino determina indenização para família de Genivaldo | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça
Flavio Dino determina indenização para família de Genivaldo
Ministro da Justiça e Segurança Pública disse ser "clara a responsabilidade civil"
Cotidiano | Por F5 News 06/01/2023 11h25 - Atualizado em 06/01/2023 11h49


Por meio do seu perfil oficial no Twitter, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), que determinará que seja paga uma indenização para a família de Genivaldo de Jesus Santos, morto sufocado em uma viatura por policiais rodoviários federais no município de Umbaúba, no sul de Sergipe, em 25 de maio do ano passado.

Sobre o caso, o ministro disse ser "clara a responsabilidade civil, à luz da Constituição" e que, diante disso, determinou ao Secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, que sejam tomadas "providências visando à indenização legalmente cabível", escreveu ele. 

Caso Genivaldo
No dia 25 de maio do ano passado, Genivaldo foi morto após ser abordado por agentes da PRF por pilotar uma moto sem capacete. Ele foi imobilizado e preso no porta-malas de uma viatura durante ação de alta truculência por parte dos policiais.

Nas imagens registradas e divulgadas por testemunhas, é possível observar que, após prender Genivaldo na viatura, os agentes jogam um dispositivo que emite fumaça dentro do porta-malas e continuam pressionando a porta, impedindo a saída da vítima. A PRF confirmou o uso de gás lacrimogênio durante a ação.

De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, Genivaldo morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. O caso ocorreu na BR 101, no município de Umbaúba, interior de Sergipe. A vítima não apresentava nenhum tipo de perigo aos policiais, não estava armada, não tinha passagem pelo sistema prisional e fazia tratamento para esquizofrenia. 

O caso ganhou repercussão nacional pela gratuidade do assassinato no que passou a ser classificado como "câmara de gás", em alusão ao porta-malas onde Genivaldo ficou preso e foi asfixiado. 

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado