Hospital Fernando Franco sofre nova interdição e permanece fechado | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Hospital Fernando Franco sofre nova interdição e permanece fechado
Coren/SE determina a suspensão das atividades de enfermagem e cobra melhorias
Cotidiano | Por F5 News 08/02/2019 15h54 - Atualizado em 09/02/2019 18h31


O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) interditou na tarde desta sexta-feira (08) o hospital de pequeno porte Desembargador Fernando Franco,  no Conjunto Augusto Franco, zona Sul de Aracaju. Segundo a entidade, a medida tem como objetivo resguardar a saúde da população assistida e a segurança no exercício profissional da enfermagem.

A unidade hospitalar está fechada desde o dia 02 de janeiro em decorrência de vistoria realizada pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM/SE), que determinou uma intervenção ética devido à falta de médicos para fechar a escala e também em razão de obras que estavam sendo realizadas no local.

Ontem (07), o Ministério Público de Sergipe (MP) ajuizou Ação Civil Pública para obrigar que o Município de Aracaju viabilize a reabertura do hospital. 

O conselho determina a interdição no exercício das atividades de enfermagem do Setor de Pediatria, Salas de Observação masculina e feminina, e Central de Material e Esterilização (CME) a partir das 16h de hoje, até que sejam atendidos os preceitos legais inerentes à enfermagem e à legislação de saúde.

No entanto, fica assegurado o atendimento aos pacientes que já foram acolhidos até o momento da interdição ética. Fica também assegurado o atendimento de novos pacientes em risco iminente de morte, conforme classificação de risco “vermelho”, para estabilização e transferência para a unidade de saúde com suporte para prosseguir o atendimento.

O Coren diz ainda que os profissionais de enfermagem que não cumprirem o determinado estarão sujeitos a sanções aplicadas aos infratores do código de ética dos profissionais de enfermagem previsto na Lei 5.905/1973.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse, por meio da assessoria, que já atendeu há quase 90% do que foi pedido pelo Coren na primeira vistoria. O que falta é a instalação dos aparelhos de ar condicionado, o que já está programado para amanhã. 

“Assim que isso esteja finalizado, ainda nesse final de semana mesmo, a gente aciona o Coren, no máximo até a próxima segunda-feira, para que eles venham, façam nova vistoria, atestem tudo que foi feito e possam tirar essa interdição ética", disse Vitor Vieira, assessor de comunicação da pasta. 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado