Idoso morre após ser picado por cobra e demorar a buscar atendimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Idoso morre após ser picado por cobra e demorar a buscar atendimento
Ele demorou 4 dias para procurar ajuda médica; atendimento rápido é fundamental
Cotidiano | Por F5 News 12/09/2023 14h46


Um idoso de 67 anos morreu após ser picado por uma cobra na zona rural do município de Estância, no Sul sergipano, nessa segunda-feira (11). A informação foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). 

De acordo com o Hospital Regional de Estância, o homem teria sido picado na última quarta-feira (6), enquanto trabalhava na roça. No entanto, ele teria procurado a unidade hospitalar apenas na segunda (11).

Ele chegou a ser hospitalizado e entubado, mas acabou falecendo cerca de cinco horas depois de dar entrada na casa de saúde. 

Segundo informação de familiares da vítima ao portal G1 Sergipe, a espécie da cobra não foi identificada por ele. 

O que fazer ao ser picado por um animal peçonhento?

Segundo o Instituto Butantan, após um acidente, o paciente deve ser tranquilizado e removido imediatamente para o hospital ou centro de saúde mais próximo.

O local da picada deve ser lavado com água e sabão. Na medida do possível, é prudente evitar que a pessoa ande ou corra, ela deve ficar deitada com o membro picado elevado. Não se deve fazer o uso de torniquetes, incisões ou passar substâncias (folhas, pó de café, couro da cobra etc.) no local da picada. Essas medidas interferem negativamente, aumentando a chance de complicações como infecções, necrose e amputação de um membro.

O único tratamento eficaz para o envenenamento por serpente é o feito com o soro antiofídico, que é específico para cada tipo (gênero) de serpente. Quanto antes for iniciada a terapia com soro, menor será a chance de haver complicações. As escolhas do soro e sua dosagem dependem do diagnóstico médico, que deve levar em consideração as peculiaridades de cada tipo de acidente.

Como evitar ser picado?

Para evitar acidentes como esse, o Butantan recomenda o uso de calçados fechados, de preferência de cano alto, ao andar ou trabalhar no mato. E também usar luvas grossas para manipular folhas secas, lixo, lenha, palhas, etc. Não colocar as mãos em buracos e tomar cuidado ao revirar cupinzeiros, além de evitar acúmulo de lixo e entulho.   

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Governo de Sergipe
04/05/2024  09h22 Homem morre em acidente com trator em Poço Verde (SE)
Arthuro Paganini/PMA
04/05/2024  08h50 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (4)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado