Léo Lins é alvo de ACP por ofensas à comunidade surda durante show em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Polêmica
Léo Lins é alvo de ACP por ofensas à comunidade surda durante show em Aracaju
Defensor público explica que Léo teria proferido falas altamente discriminatórias
Cotidiano | Por F5 News 23/08/2023 16h10


O renomado humorista nacional Leonardo de Lima Borges Lins, conhecido como Léo Lins, encontra-se no centro de uma polêmica após ser inserido em uma Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública do Estado de Sergipe. A acusação recai sobre a utilização de expressões ofensivas direcionadas à comunidade surda durante uma apresentação em Aracaju (SE).

De acordo com o defensor público e diretor do Núcleo Sérgio Barreto Morais, Léo Lins teria proferido falas altamente discriminatórias não somente durante seus shows, mas também em suas redes sociais, causando impacto negativo na comunidade e também em seus familiares. 

"O humorista se utiliza de piadas de alta discriminação, expressões e situações protagonizadas com frases como 'um surdo-mudo com Parkinson é considerado gago?'", destacou Morais. 

Além disso, ele explica que o humorista teria realizado um show em Aracaju no dia 29 de abril deste ano, repleto de postagens irônicas e discriminatórias, chegando a comparar os surdos às focas.

Segundo a Defensoria Pública de Sergipe, foi solicitado pela instituição uma tutela provisória de urgência de natureza cautelar. O objetivo foi obter a suspensão das redes sociais de Léo Lins e o apagamento dos vídeos que se referem às pessoas surdas. 

Em um desdobramento posterior, o Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio da Segunda Câmara Cível, acatou o pedido da instituição e determinou que o humorista apague integralmente o conteúdo em vídeos que façam menção à comunidade surda, sob pena de multa diária no valor de R$ 3 mil em caso de descumprimento.

Para o defensor público, houve uma reparação afirmativa. “A comunidade surda se sentiu profundamente acolhida pelo provimento jurisdicional, que acatou a pretensão da Defensoria Pública. É uma grande vitória dos princípios democráticos, das garantias fundamentais e, principalmente, da dignidade humana”, pontuou Sérgio Barreto. 

A redação do F5 News entrou em contato com a assessoria de imprensa do humorista, mas até o momento não obteve resposta.

Outras polêmicas em Sergipe

O humorista Léo Lins se envolveu em duas polêmicas no estado de Sergipe, desde uma suposta desavença com o ex-governador Belivaldo Chagas, até um protesto realizado na frente da casa de shows onde ele realizou um espetáculo em abril de 2022, em Aracaju.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
17/05/2024  19h35 Engavetamento na Avenida Delmiro Gouveia deixa feridos
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/05/2024  18h09 Defesa Civil emite alerta de chuva moderada para o sábado (18) em Aracaju
Redes Sociais/Reprodução
17/05/2024  18h08 Terceiro jacaré é resgatado na Grande Aracaju neste mês de maio
SSP/Reprodução
17/05/2024  17h27 Operação Underground: segunda fase prende três e apreende armas e munições
SMS Aracaju
17/05/2024  17h00 Vacina da dengue: o imunizante é essencial contra o agravamento da doença

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado