MPF pede que Estado envie Plano de Educação à Assembleia sem alterações | F5 News - Sergipe Atualizado

MPF pede que Estado envie Plano de Educação à Assembleia sem alterações
Governo de Sergipe não cumpriu prazo para envio do projeto
Cotidiano 16/07/2015 19h45


Da Redação

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) expediu nesta quinta-feira (16) um ofício solicitando ao Governo do Estado que encaminhe à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), como projeto de lei, o texto base do Plano Estadual de Educação (PEE) elaborado pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), sem alterações.

Na avaliação do MPF, as alterações propostas pelo Conselho Estadual de Educação eximem o Estado de Sergipe de diversas responsabilidades, retiram mecanismos que permitem transparência dos gastos públicos e reduzem as fontes de orçamento para a educação pública.

Segundo o MPF, o texto original do PEE foi elaborado de forma democrática no fórum, através de seis conferências intermunicipais e 60 oficinas de trabalho. Após a conclusão do texto base pelo FEE, o Conselho Estadual de Educação alterou a proposta original.

A nova proposta, de acordo com o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, é “um inconstitucional e ilegal desalinhamento entre o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual”.

Para o procurador Ramiro Rockenbach, “não podem, em hipótese alguma, prevalecer as profundas alterações realizadas pelo Conselho Estadual de Educação, uma instância menor e menos plural. Estamos numa democracia e a Assembleia tem o direito de analisar aquilo que foi debatido e construído pela sociedade”.

Atrasado

O prazo estabelecido pelo Ministério da Educação para que os parlamentares aprovassem as proposituras e o Executivo sancionasse os PEE terminou no último dia 24 de junho, mas em Sergipe, a matéria nem chegou à Alese, como F5 News adiantou.

O texto base do PPE sergipano foi finalizado no último dia 1º de junho, após diversas consultas públicas e, no dia 3 de junho, encaminhado ao Governo do Estado para que fosse elaborado um projeto de lei. Entretanto, até o dia 23 ainda estava tramitando no Executivo.

A propositura elaborada pelo Fórum é composta por 20 metas, entre elas, a universalização do pré-escolar para crianças de quatro a cinco anos de idade e do ensino fundamental, a gestão democrática nas escolas, a valorização da carreira do professor, e os investimentos em educação, que, até 2024, deverão corresponder a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe. Atualmente o investimento na área é 6,6%.

Prazo

O Governo do Estado tem até 27 de julho para responder o ofício, no qual o MPF se coloca à disposição para discutir uma solução. Em caso de permanência do impasse, o MPF poderá acionar o Ministério da Educação e a Justiça Federal para que intervenham na questão.

Como os deputados estaduais estão em recesso parlamentar, o projeto de lei só deve ser encaminhado no mês de agosto.

*Com informações do MPF/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água
Governo de Sergipe
04/05/2024  09h22 Homem morre em acidente com trator em Poço Verde (SE)
Fato aconteceu quando vítima tentava desatolar outro trator em propriedade rural 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado