Novo Centro Dia do Idoso ampliará oferta de serviços à população aracajuana | F5 News - Sergipe Atualizado

Assistência
Novo Centro Dia do Idoso ampliará oferta de serviços à população aracajuana
O espaço será voltado a serviços de acolhimento para garantir o bem-estar de idosos
Cotidiano | Por Agência Aracaju 18/10/2023 10h40


A Prefeitura de Aracaju investe continuamente, a partir do Planejamento Estratégico da gestão, em políticas públicas de inclusão e assistência social. Nesse sentido, novos equipamentos socioassistenciais estão sendo construídos pelo município para ampliar a oferta de serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade social. Uma das frentes prioritárias da administração municipal é a população idosa, que conta com uma rede assistencial completa para atender e até mesmo abrigar aqueles que não têm mais familiar ou alguém próximo com quem contar, ou que se encontram em situação de rua.

Atualmente, Aracaju dispõe da Casa Lar Nalde Barbosa, localizada no bairro Farolândia, voltada especialmente para o acolhimento institucional de idosos em situação de risco social. O equipamento, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, é voltado à população idosa, público que será contemplado também com o novo Centro Dia do Idoso, que está sendo construído no Centro Social Urbano (CSU) do bairro José Conrado de Araújo.

“A Secretaria da Assistência Social tem um índice grande de acompanhamento de pessoas idosas que estão em situação de abrigamento. São idosos que não têm mais famílias para cuidar deles, ou que chegam à rede de Saúde e ao receberem alta médica, não têm para onde ir; idosos que estão em situação de rua. Nós precisamos ampliar esses serviços para o idoso, e é isso que a atual gestão vem fazendo, inserindo novos equipamentos para a população aracajuana”, destaca a secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana.

A partir de um investimento superior a R$ 1,8 milhão, uma contrapartida da gestão municipal ao financiamento contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Centro Dia do Idoso ocupará uma área de 303,57 m² e contará com varanda, recepção, espaço multiuso, refeitório, cozinha, despensa, depósito, áreas de serviço, espaços de atendimentos coletivo e individual, administração, almoxarifado e academia ao ar livre. Além disso, a quadra será reformada com equipamentos para a prática de futebol, vôlei e basquete.

A secretária Simone Santana explica como funcionará o espaço assim que for entregue à população, e destaca que o equipamento terá uma política diferente da que ocorre na Casa Lar. Segundo ela, o espaço será destinado a serviços de acolhimento para garantir o bem-estar de idosos que sofrem violação de direitos.

“Ele será voltado para um trabalho diário com os idosos que estão em situação de vulnerabilidade, mas que não tiveram os vínculos rompidos. Trata-se daquele idoso que tem família, mas que precisa ter um momento de acompanhamento de vários profissionais. Portanto, a unidade contará com uma equipe multidisciplinar, desde assistente social, psicólogo, pedagogo, educador social, oficineiros, que levarão atividades diversas e específicas para esses idosos. Será um Centro onde o idoso vai chegar, passar um período do dia e depois retorna para casa. Ali ele vai estar sendo cuidado, para depois retornar para a família”, descreve a secretária.

Ainda conforme Simone, o Centro Dia do Idoso terá capacidade para cerca de 40 atendimentos diários. Diferente da Casa Lar, que abriga pessoas da terceira idade que não contam mais com uma estrutura familiar, o Centro Dia Idoso mantém uma rotatividade e trabalho essencial para que o assistido possa, cada vez mais, se relacionar melhor com a própria família.

“O Centro Dia é um equipamento social onde vamos estar avançando na política do idoso. Muitas vezes, as famílias dessas pessoas não estão preparadas para entender aquela nova fase e conviver com o idoso. Então, o objetivo é esse, também trabalhando em conjunto com as famílias, para que esse idoso seja respeitado, independente de suas regras. Afinal, quanto mais idoso eles vão ficando, mais vão sendo criadas manias as quais filhos ou netos não têm entendimento”, explica a secretária.

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom CBMSE
10/05/2024  12h46 Apesar do acidente, bombeiros sergipanos estão em ação desde quinta no RS
CBMSE/Reprodução
10/05/2024  12h44 Adolescente é resgatado por bombeiros em meio a forte correnteza em Estância
Reprodução/ Polícia civil
10/05/2024  11h30 Suspeita de furtar cartão e documentos de voluntários é presa em Itaporanga
Freepik
10/05/2024  10h26 PEC propõe 180 dias de licença para servidoras que são mães adotivas
Divulgação Energisa
10/05/2024  09h54 Energisa já registrou 44 ocorrências de colisões em postes este ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado