Personal trainer de SE explica benefícios de se adotar um "projeto verão" | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Personal trainer de SE explica benefícios de se adotar um "projeto verão"
Profissional diz que a estação mais quente favorece um maior cuidado com o corpo
Cotidiano | Por F5 News 13/01/2024 09h00


No Hemistério Sul, a chegada de um novo ano coincide com a estação mais quente, o verão. É a partir dessa coincidência que os brasileiros veem o período como uma oportunidade de mudar questões pessoais e até mesmo adotar novos hábitos de vida, incluindo aqueles em prol da saúde física. 

Ao contrário do inverno, quando o desejo da maioria é assistir TV embaixo do lençol, comer brigadeiro e costuma haver pouca ou nenhuma vontade de fazer atividades, é no tempo de mais calor que as pessoas buscam a melhora do corpo através dos exercícios físicos.

Natação, corrida, dança ou até mesmo esportes coletivos são opções para quem deseja perder gordura e obter massa muscular. Nas academias, aparelhos, barras e pesos costumam ter mais adeptos a seu uso. 

Em entrevista ao F5 News, a personal trainer Débora Menezes afirma que o aumento do fluxo dentro das unidades pode estar relacionado ao verão. 

“É normal que todo início de ano as academias fiquem mais lotadas. Também por conta do verão, já que a estação se resume em praia, sol e as pessoas querem estar com os corpos em dias”, disse.

“Quando entramos em um novo ano é normal que os planos venham à tona. Planejamos o ano seguinte e dentro desses planejamentos, eu diria que o top três está cuidar da saúde, em sequência cuidar do corpo”, completou Débora. 

Em conformidade com a estação, é normal que alunos busquem os ganhos estéticos nas primeiras semanas de janeiro. Para muitos, o impulso também se deve à maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Com isso, o “projeto verão” é adotado por iniciantes e veteranos, mas segundo Débora, essa prática deveria ser contínua.  

“O projeto verão é justamente sobre o sol, piscina, sobre expor mais os corpos. É comum que as pessoas entrem nesse projeto apenas no verão, sendo que deveria ser um projeto de vida. Deveria ser o ano inteiro para poder ter resultados também no inverno, outono e primavera”, disse ao F5 News.

Segundo Débora Menezes, é importante que as pessoas não sejam “oito ou 80”. “Geralmente quando começam ir à academia, querem ir treinar todos os dias, de domingo a domingo, não precisa ser assim. Pode ser de segunda a sexta, quatro ou três vezes na semana. Com isso, é possível manter a constância, quando se coloca metas altas e não é possível concluir, as pessoas acabam se frustrando e desistem”, analisa.

Ela lembra que é importante ter uma rotina de treinos e alimentação adequada durante todo o ano, com a supervisão de profissionais habilitados para orientar essas práticas. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
08/05/2024  17h10 Reunião da versão final do edital do transporte coletivo é adiada novamente
Gilton Rosas/CMA
08/05/2024  16h16 Escola de Aracaju poderá ter o nome de Ângela Melo
PRF/ Reprodução
08/05/2024  16h00 PRF-SE adota pontos de doação nas rodovias federais para as vítimas no RS
SSP/Ilustrativa
08/05/2024  15h57 Homem é preso em São Cristóvão após não retornar de saída temporária
PMA
08/05/2024  15h00 ClimAju: ferramenta permite acesso às condições climáticas da capital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado