Pesquisa cataloga as primeiras borboletas do estado de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Pesquisa cataloga as primeiras borboletas do estado de Sergipe
Cotidiano 08/02/2016 14h12


Pesquisa inovadora sobre borboletas está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O estudo é coordenado pelo Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia), Luis Anderson Ribeiro Leite, e tem como objetivo conhecer as espécies de borboletas na região, sendo os primeiros registros do estado de Sergipe.

O estudo vem sendo realizado há dois anos, e visa o levantamento da lepidopterofauna diurna (borboletas), no Parque Nacional da Serra de Itabaiana. O estado de Sergipe é o único da região Nordeste que não possui quaisquer dados sobre a fauna de borboletas, sendo essas as primeiras borboletas conhecidas e catalogadas de Sergipe.

De acordo com o professor Luis Anderson, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana foi escolhido pela grandiosidade e diversidade de biomas. "Ainda que o parque sofra com a degradação por parte de algumas pessoas que o visitam, o mesmo deve ser explorado, para sabermos o que deve ser conservado, preservando assim o próprio parque", afirmou o pesquisador.

Ainda segundo o pesquisador, as borboletas são consideradas excelentes indicadores ambientais, pois através de sua sensibilidade, é possível identificar a diversidade de recursos alimentares, qualidade de ar e água de um determinado local. “Em ambientes que sofrem mínimas alterações climáticas, algumas espécies já param de existir naquela localidade, sendo então excelentes indicadores de qualidade do ambiente”, explicou.

Para a coleta das borboletas existem dois métodos. O primeiro é o método clássico, ou seja, a coleta ativa, que o pesquisador utiliza a rede entomológica para fazer a interceptação do voo.  A segunda é uma captura indireta a partir de armadilhas, que são colocadas juntamente com iscas para capturar os indivíduos.  No parque de Itabaiana, a coleta ativa é a mais recorrente.

Resultados

O estudo já detectou pelo menos duas possíveis novas espécies na região da Serra de Itabaiana, sendo necessário um aprofundamento neste estudo taxonômico. Além disso, os pesquisadores pretendem através do projeto, preparar o primeiro guia em formato de livro, sendo os primeiros registros sobre as borboletas e suas identificações no estado, e aumentar a quantidade de espécies de borboletas catalogadas em Sergipe.

Coleção Entomológica da UFS

A coleção entomológica da universidade conta com um pouco mais de 200 espécies pertencentes ao Parque de Itabaiana, porém com a pesquisa, a estimativa é de que este número aumente.

Para o professor, a coleção da UFS é de extrema importância tanto para a universidade, como para a comunidade cientifica. "Toda coleção representa a realidade da flora ou da fauna de uma determinada região, e que dura para sempre com curadoria adequada. A partir disso, as próximas gerações poderão desenvolver diversos estudos, eternizando assim a ciência".

Mais Notícias de Cotidiano
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água
Governo de Sergipe
04/05/2024  09h22 Homem morre em acidente com trator em Poço Verde (SE)
Fato aconteceu quando vítima tentava desatolar outro trator em propriedade rural 
Arthuro Paganini/PMA
04/05/2024  08h50 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (4)
Capital sergipana deve ter tempo nublado com pancadas de chuva

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado