Portal educativo de Cultura afro-sergipana será lançado na UFS nesta quinta | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Portal educativo de Cultura afro-sergipana será lançado na UFS nesta quinta
Data escolhida celebra o dia internacional contra a discriminação racial
Cotidiano | Por Yara Lima 21/03/2024 13h17


No fim da tarde desta quinta-feira (21) será lançado oficialmente na Universidade Federal de Sergipe o projeto Kizomba dos Saberes, primeiro portal educativo focado em cultura afro-sergipana.

Organizados por alunos do Grupo de Pesquisa em História da África e da Diáspora Africana (GEPHADA/UFS), a data de lançamento foi escolhida por ser o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, proclamado pela ONU em 1966, e o Dia Nacional de Tradições de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé, sancionada em janeiro de 2023.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto Mariana Bracks Fonseca, em entrevista ao F5 News, a ferramenta surgiu da necessidade de educadores trabalharem com a história da cultura negra. 

“ Durante dois anos, professores universitários, professores da rede básica, estudantes de graduação, mestrado e pós-doutorado se reuniram semanalmente para produzir as atividades didáticas que compõem o site. Realizamos diversas oficinas formativas com mestres da cultura popular no ano de 2022 e ao longo de 2023 oferecemos o curso “Produção de materiais didáticos sobre a cultura negra em Sergipe” como atividade de extensão pela UFS, além de levantamento bibliográfico, mapeamento de fontes primárias, pesquisas de campo e curadoria de músicas e vídeos”, relatou Mariana ao F5.

Segundo a professora, já são mais de cem atividades didáticas disponibilizadas de forma gratuita no site, divididas nos níveis de ensino infantil, fundamental, médio e até preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela destaca ainda a importância do projeto ser trabalhado de forma conjunta entre educadores e a sociedade. 

“A partir de agora o site será alimentado de forma colaborativa. Temos uma aba de contatos em que os internautas podem enviar sugestões e atividades que serão inseridas nas próximas atualizações. A ideia é que a sociedade participe desta construção, sobretudo da Afropédia Sergipana, que é um projeto integrante do Kizomba dos Saberes em que desejamos escrever as biografias de sujeitos históricos negros importantes para Sergipe, mas que ainda permanecem desconhecidos pela maioria da população”, informou a coordenadora. 

No portal é possível encontrar planos de aulas sobre assuntos da cultura sergipana e até atividades que possam ser usadas em salas de aula com a função de divertir e informar. De acordo com Mariana, o portal também deve ajudar professores e estudantes a refletirem de forma profunda e crítica sobre a formação cultural no estado e entender a importância da matriz africana para a formação sergipana.

“O projeto ainda contribuirá para que turistas possam conhecer a riqueza da cultura sergipana uma vez que disponibilizamos, além da história e elementos centrais de cada manifestação cultural, informações sobre os municípios e as datas em que acontecem, tudo bem sistematizado na aba Calendafro”, disse. 

Em seu relato ao F5 News, a coordenadora do projeto conclui informando o significado do nome Kizomba, que nomeia o projeto. 

Kizomba vem da língua kimbundo de Angola e significa união, festa e confraternização. Nas sociedades tradicionais africanas, o ensinar e aprender é permeado por músicas, danças, união comunitária e são estes elementos educativos que desejamos apresentar ao público brasileiro. Acreditamos que aprender pode ser divertido, alegre e desejamos tornar nossa educação mais prazerosa e ao mesmo tempo consciente da riqueza cultural legada pelos africanos no Brasil”, concluiu Mariana Bracks. 

O evento acontece no Hall da reitoria da Universidade Federal de Sergipe, a partir das 17h, e conta com uma exposição do artista Edwyn Gomes e apresentações do Samba de Coco do seu Diô.

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
30/04/2024  16h34 Serviços públicos e privados têm mudanças de horários no feriado em SE; confira
Arthuro Paganini
30/04/2024  16h06 PGE-SE lança cartilha com orientações para agentes públicos nas eleições
Arthuro Paganini
30/04/2024  16h01 Semac emite alerta de chuvas intensas e moderadas para Sergipe
SSP/Reprodução
30/04/2024  15h35 Polícia divulga imagens do suspeito de roubo de celulares em residência
Igor Matias/Agência Sergipe
30/04/2024  15h25 PL que inclui o esporte na nova loteria de Sergipe é aprovado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado