Entenda por que a primavera começa em 22 de setembro | F5 News - Sergipe Atualizado

Ciência
Entenda por que a primavera começa em 22 de setembro
F5 News explica as estações dos pontos de vista astronômico e climático
Cotidiano | Por Emerson Esteves 22/09/2022 16h19


“Na primavera, calmaria. Tranquilidade, uma quimera. Queria sempre essa alegria. Viver sonhando, quem me dera”, assim Sandy e Júnior descreviam a primavera, no hit “Quatro estações”, um das marcas registradas da dupla. Mas, para além do romantismo em torno da composição desse clássico dos anos 90, cientificamente falando, o que muda com a chegada da primavera que acontece nesta quinta-feira (22), às 22h04, em todo o hemisfério sul?

Para responder a essa pergunta, F5 News traz abaixo as principais características das quatro estações - primavera, verão, outono e inverno -, com o enfoque no Brasil e mais precisamente em Sergipe.

Primavera

Ao contrário do que a música de Sandy e Júnior destaca, a principal marca dessa estação é a transição do clima mais frio para o mais quente. No período que vai de 22 de setembro até 21 de dezembro, as temperaturas sobem na maior parte do Brasil, a região Nordeste passa por um período de seca. Em Sergipe, predomina o tempo firme, temperaturas elevadas e chuvas dentro da média climatológica. 

Nos dias que antecedem a primavera acontece o que os cientistas chamam de equinócio que, em termos simples, se caracteriza pelo período em que os hemisférios Norte e Sul recebem a  mesma incidência de raios solares (“equi”, do latim, quer dizer igualdade). Nessas datas, o dia e a noite têm a mesma duração, já que a linha do Equador fica alinhada ao Sol e os dois hemisférios ficam perpendicularmente iguais em relação a ele.

O equinócio acontece também na transição do verão para o outono.  

Mas, qual é a relação direta da primavera com as flores? Pois bem, essa época de muitas mudanças nas condições do clima favorece o crescimento das plantas. A união da fertilidade do solo, do clima propício e da temperatura contribui para a floração cuja beleza se apresenta na estação. Essa também é a época de preparação para o verão, quando os frutos amadurecem (como por exemplo, abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco).

Vem verão

Estação preferida de muitos, este é o período das maiores temperaturas no Brasil e é caracterizado  por dias mais longos do que as noites. O verão acontece entre 21 de dezembro e 20 de março. A chegada do verão no Brasil coincide com a do inverno no hemisfério norte. Por isso, as representações do Papai Noel e das festividades do Natal no cinema, séries e outras produções, envolvem neve, lareiras e muito agasalho.

É o oposto do quadro no hemisfério Sul, inclusive em Sergipe e outros estados do Nordeste a principal característica é o clima seco e baixos níveis de chuva. 

Esse é o período que o hemisfério sul está mais “próximo” do sol, proporcionalmente inverso ao hemisfério norte, mais “distante”. O solstício de verão, como é conhecido o dia que marca a entrada da estação, é o dia mais longo do ano, por conta da incidência solar mais direta.

“No outono as folhas caem no quintal”… mas, por quê?

Assim como a primavera, o outono também representa uma estação de transição, só que de temperaturas mais quentes para as mais frias. 

Com o clima mais seco e a menor incidência de luz solar, até as plantas se adaptam à mudança, por isso as folhas das árvores caem. A área que registra maior incidência de chuvas no outono é o extremo norte das regiões Norte e Nordeste. Também é conhecido como o tempo da colheita.

O outono dura de 20 de março a 21 de junho. Em Sergipe, essa estação apresentou chuvas acima da média, em 2022, além de um clima nublado e de temperaturas elevadas. A chegada do outono marca ainda o outro equinócio do ano. 

Inverno: “a noite cai, o frio desce”

O período de 21 de junho a 22 de setembro representa um sacrifício muitos que precisam acordar cedo e se deslocar para o trabalho, escola, faculdade, etc. Isso porque o inverno é caracterizado pela diminuição das temperaturas e aumento das chuvas em Sergipe.

O solstício de inverno caracteriza o dia mais curto do ano, e também é quando o Brasil e todo o hemisfério sul recebem menos incidência de luz solar. Em Sergipe, o inverno coincide com os tradicionais festejos juninos. A fogueira, a bota, o chapéu, e as bebidas quentes, além de serem elementos culturais, também auxiliam na proteção contra a “frieza”.

As estações do ano acontecem por um fator astronômico, a inclinação da Terra em relação ao sol. "O movimento do nosso planeta em torno do sol dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão", explica a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado