Profissionais dos Hospitais públicos e privados recebem orientação | F5 News - Sergipe Atualizado

Profissionais dos Hospitais públicos e privados recebem orientação
Cotidiano 20/03/2015 08h46


A Saúde de Aracaju, através da Vigilância Epidemiológica, realiza mensalmente reuniões com os profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados de Aracaju. O objetivo da ação é capacitar e orientar sobre como proceder com alguns tipos de doenças. Na tarde desta quinta-feira, 19, a reunião aconteceu no Auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos e serviu para reforçar os cuidados e os sintomas da Tuberculose e da Influenza, que geralmente aumentam os fluxos de pacientes nos hospitais durante o período chuvoso. Estiveram presentes representantes do Hospital São José, Santa Izabel, HUSE, Cirurgia, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, Renascença, Primavera, e as Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju - UPA Zona Norte (Fernando Franco) e Nestor Piva (Zona Sul).

Segundo a técnica responsável pela Influenza, Samara Prata, por conta do período chuvoso a fluxo de pacientes com doenças gripais é maior e os profissionais precisam fiar preparados para atender a demanda. “Em maio o índice de pessoas com gripe aumenta, e a partir do mês de abril se inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Estamos fazendo essa reunião para os profissionais ficarem em alerta, pois é o período do ano que nós temos a previsão de aumento de atendimento. A maior procura do serviço de saúde nessa época é por causa das doenças gripais”, afirmou a técnica.

Já a técnica responsável pela tuberculose, Tânia Santos, explicou aos profissionais o fluxo de atendimento de pessoas com tuberculose e ressaltou que o mês de março é mês de Luta contra a Tuberculose. “Em março é comemorado a luta contra a tuberculose, e a nossa proposta é esclarecer os hospitais sobre os fluxos. Sabemos que é difícil eles receberem pacientes, pois quando eles procuram o hospital com tuberculose é porque a doença já está agravando e quando procuram uma Unidade de Saúde é porque ele está numa condição clínica moderada. Os profissionais precisam ter esse conhecimento para saber proceder em cada situação e passar essas informações dentro de seus estabelecimentos de saúde, fazendo divulgação e orientando sobre a tuberculose”.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes, as reuniões facilitam o trabalho dos profissionais para que eles identifiquem melhor as doenças e saibam como proceder. “Explicamos como eles podem pegar medicação na Vigilância Epidemiológica, que sempre é disponibilizada e também orientamos como fazer os encaminhamentos dos pacientes. É importante destacar que a tuberculose é um agravo e o tratamento é gratuito, pois mesmo que o paciente seja diagnosticado nos hospitais particulares eles serão encaminhados para a nossa rede, pois o atendimento é público e para todos. Então precisamos formar um elo entre a vigilância epidemiológica e os hospitais para orientar como é o encaminhamento dos pacientes”, ressaltou.

Kênia Virgínia, enfermeira da UPA Zona Sul, participa todos os meses das reuniões para tirar dúvidas, todos os meses faço questão de participar dessa reunião porque é aqui que nós ficamos sabendo das novidades até para orientar outros profissionais que trabalham com a gente. Aqui aprendemos quando é uma coisa nova e tiramos muitas dúvidas quando é algum caso novo ou desconhecido, até pra saber fluxos de pacientes e novas formas de solicitação de exames”, disse.

“É a segunda que venho pra a reunião e é importante para o Hospital de Custódia diferenciar no nosso sistema prisional. Já surgiram casos de tuberculose que precisamos conhecer para tratar e para recuperar o paciente. Como sou assistente social, quanto maior contato eu tiver sobre as doenças melhor para meu trabalho no hospital”, explica a assistente social Paula Patrícia Costa.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado