Projeto auxilia aracajuanos na busca pelo peso ideal | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto auxilia aracajuanos na busca pelo peso ideal
Cotidiano 17/10/2015 14h52


Manter o peso ideal é um cuidado fundamental para prevenir e controlar doenças como Hipertensão é Diabetes. E para ajudar aos moradores do Conjunto Bugio, na zona Norte de Aracaju, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), em parceria com uma equipe da ‘Academia da Cidade', promovem o projeto ‘EmagreSaúde'. A ação desenvolvida na  USF Lauro Freitas Rocha é direcionada para usuários do SUS que estão com excesso de peso, obesidade ou se encontram em grupos de risco.

Os participantes recebem orientações sobre as atividades, dietas alimentares e outros informes passados por duas nutricionistas, uma farmacêutica e um educador físico do Programa Academia da Cidade. "A cada 15 dias vamos realizar reuniões para fazer o acompanhamento do progresso dos usuários, passar cardápios específicos e realizar as medições. Nesse primeiro momento está sendo feita a triagem para depois iniciarmos um trabalho individualizado com cada um", explica a nutricionista do Nasf Bárbara Chagas.

Força de vontade é um dos requisitos essenciais para quem deseja alcançar o objetivo e melhorar a qualidade de vida. É o caso da senhora Nadi Lima, que já perdeu peso, mas recuperou várias vezes. "Esse projeto é uma oportunidade muito boa para que nós possamos perder peso. Fiquei sabendo por meu agente de saúde e não pude perder a chance de me inscrever. Sem força de vontade o apoio do pessoal do projeto não ajuda", conta.

Para Ana Alda dos Santos, manter o peso na medida correta pode ajudar a controlar algumas de suas doenças. "Sofro de Hipertensão e Diabetes e quero muito emagrecer. Também preciso seguir as orientações passadas e ter força de vontade para conseguir meu objetivo. Projetos como esse ajudam não só a saúde, como também a autoestima dos moradores do bairro", comenta.

Além do acompanhamento os usuários também contarão com o apoio dos profissionais da ‘Academia da Cidade' realizando atividades aeróbicas, localizadas e circuitos devidamente adaptada para cada pessoa. As atividades físicas vão acontecer três vezes na semana. A primeira turma foi fechada com 35 pessoas, mas haverá uma lista de espera para quem quiser participar da próxima edição do projeto.

*Com informações da Agência Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado