Radares da Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça estão funcionando | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Radares da Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça estão funcionando
Equipamentos foram desativados em 2019 depois de denúncias de mau funcionamento
Cotidiano | Por Aline Aragão 27/08/2020 18h45


Os radares localizados nas Avenidas Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça, em Aracaju, estão funcionando desde o último dia 19. A informação foi confirmada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nesta quinta-feira (27). Os equipamentos de fiscalização foram desativados em outubro no ano passado depois de várias denúncias sobre multas irregulares.

À época, só o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS),  órgão delegado do Inmetro no Estado, recebeu em menos de um mês 148 denúncias de condutores que teriam sido multados irregularmente. Essas reclamações deflagraram a fiscalização que reprovou os radares e, posteriomente, a Ação do Ministério Público Estadual.

Os quatro dispositivos que apresentaram problemas estão localizados: dois na Avenida Beira Mar (próximo à Embrapa) – sentido Praia e sentido Centro; um na Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins) - sentido avenida Augusto Franco; e um na Avenida Tancredo Neves  (próximo à Maracar) sentido Rodoviária Nova.

De acordo com a SMTT, além desses, todos os radares de Aracaju passaram por aferição a pedido do Ministério Público e estão aptos à fiscalização.

A SMTT alegou que a demora para reativação dos equipamentos ocorreu porque eles só podiam voltar a funcionar com um novo laudo do ITPS aprovando o funcionamento.

Relembre

Em setembro de 2019 a SMTT informou que os radares instalados em 2017 passaram por última aferição nos dias 16 e 17 e que tinnham sido aprovados pelo Inmetro. Em menos de um mês, por volta do dia 08 de outubro, o ITPS, depois de receber várias denúncias de irregularidades na cobrança de multas, realizou uma fiscalização nos equipamentos e reprovou os quatro radares. 

A reprovação, de acordo com o presidente do ITPS, ocorreu porque a empresa responsável pelos sensores de velocidade não enviou os documentos solicitados no processo de inspeção, deflagrado a partir de denúncias de condutores sobre multas indevidas. 

Imediatamente, a SMTT se pronunciou, solicitou nova fiscalização e anunciou a anulação de todas as multas a partir daquela data.

Na sequência, o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) recomendou que a autarquia suspendesse todas as multas emitidas, desde janeiro de 2019, pelos quatro radares reprovados pelo Inmetro em Aracaju. E desde então os equipamentos estavam desativados.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado