Saúde de Aracaju intensifica busca de mulheres com exames em atraso | F5 News - Sergipe Atualizado

Prevenção
Saúde de Aracaju intensifica busca de mulheres com exames em atraso
As 45 USFs ofertam os exames clínico das mamas, de lâmina e testes rápidos
Cotidiano | Por Agência Aracaju 19/10/2023 12h50


Com o tema “A um toque do cuidado”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está reforçando o acesso a procedimentos de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, de colo do útero e outros agravos. Com a campanha Outubro Rosa, foram articuladas e intensificadas estratégias de busca ativa descentralizadas na oferta de serviços da Rede de Atenção Primária com foco na garantia do cuidado de cada mulher aracajuana.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o cuidado na saúde da mulher começa pela Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Em Aracaju, ao longo do ano, as 45 USFs ofertam diariamente os exames clínico das mamas e de lâmina, além dos testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C.

Durante o Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde de Aracaju criou o Intensifica Quinta Saudável, iniciativa a partir da qual, todas as quintas-feiras deste mês, as USFs realizam, nas salas de espera, abordagem temática voltada à saúde da mulher, para motivar e conduzir usuárias que aguardam outro tipo de atendimento também a realizar os exames preventivos indicados para a faixa etária de 25 a 64 anos, público definido pelo Ministério da Saúde como prioritários para o rastreio do câncer de colo de útero, através do exame citopatológico.

Há, em Aracaju, 281.470 mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Desse quantitativo, apenas 29.388 realizaram o exame citopatológico do colo de útero nos últimos três anos, tempo máximo para ser repetido. Já para o rastreio do câncer de mama, a faixa etária definida é de 50 a 69 anos, e nessa faixa há 102.572 mulheres residentes capital, das quais 22.104 tiveram o agendamento de mamografia liberado.

Segundo a coordenadora das referências técnicas da SMS, Ana Carolina Andrade, nesse contexto algumas estratégias foram articuladas para alcançar o devido público e efetivar o acesso aos exames preventivos necessários.

“Nós fizemos um levantamento identificando no sistema quais mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde estão em atraso com os exames, separamos por Unidade de Saúde da Família e, consequentemente, os agentes comunitários de saúde estão visitando os endereços das usuárias e realizando a busca ativa. Além disso, a partir dos contatos telefônicos, estamos enviando 300 mensagens por dia para essas pessoas convidando a comparecerem às unidades e realizarem as consultas para continuidade do cuidado”, destaca.

Outra estratégia implementada pela SMS é a inserção dos consultórios de atendimento às mulheres instalados nos shoppings Riomar e Jardins, situados nos postos de vacinação. Cada consultório disponibiliza exames preventivos, testes rápidos e, quando necessário, viabiliza a solicitação de ultrassonografias mamária e transvagianal para mulheres que obrigatoriamente devem realizá-las. Os exames foram iniciados no dia 16 deste mês e seguem até sexta-feira, 20, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Para ter acesso aos serviços, basta apresentar RG com CPF, cartão do SUS e comprovante de residência de Aracaju.

A referência técnica do Programa Saúde da Mulher explica que, além do que já é disponibilizado na Rede de Atenção Primária e Programa Saúde da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde oportuniza mais um espaço para que as usuárias de 25 a 64 anos possam ter acesso facilitado aos exames preventivos, considerando, sobretudo, uma rotina atribulada de obrigações e tempo reduzido para cuidados essenciais.

Durante os dois primeiros dias da iniciativa, a Saúde Municipal efetuou 86 exames citopatológico, 133 consultas de enfermagem, 44 testes rápidos de HIV, 52 de Sífilis, 72 de Hepatite B, 53 de Hepatite C, 84 exames clínicos das mamas, 50 solicitações de mamografia, 110 verificações de pressão arterial, 52 verificações de glicemia, 23 medições de altura; resultando em uma média de 759 procedimentos.

“No mês do Outubro Rosa, aproveitamos a oportunidade para promover nos shoppings RioMar e Jardins ações voltadas a essa prevenção, lembrando que esta é uma ação inédita e de forma carinhosa e acolhedora a Saúde de Aracaju convida mulheres frequentadoras dos shoppings, as trabalhadoras e etc para comparecerem”, enfatiza Léa Matos.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/05/2024  18h19 População idosa em Sergipe cresce e crimes contra essa faixa etária aumentam
Rede social/Reprodução
08/05/2024  18h18 Vídeo: Ônibus da Tropical circula sem vidro traseiro em São Cristóvão
CBMSE
08/05/2024  17h45 Bombeiros começam a vistoriar barracas de fogos de artifício em Sergipe
SSP/Ilustrativa
08/05/2024  17h21 Foragido por roubo, estupro e latrocínio em Japaratuba é preso
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
08/05/2024  17h10 Reunião da versão final do edital do transporte coletivo é adiada novamente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado