Seed debate ações de combate à violência nas escolas | F5 News - Sergipe Atualizado

Seed debate ações de combate à violência nas escolas
Cotidiano 16/07/2015 16h06


A coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), Josevanda Franco, promoveu na manhã desta quinta-feira (16), uma reunião com o objetivo de discutir ações visando à prevenção e o combate à violência nas escolas da rede pública estadual.

A reunião ocorreu no gabinete da Superintendência Executiva da Seed e contou com a participação da diretora da DEA, Lúcia Góis, diretor da DRE-8, Everaldo Fontes, diretor de Comunicação da Seed, Elton Coelho, diretora do DRH, Jussara Jacintho, a assessora do DED, Meirivan Silveira, o assessor técnico do Núcleo de Combate à Violência, Pedro de Santana Santos, e a assessora da Superintendente Executiva, Ana Júlia Lima Máximo.

Durante o encontro, Josevanda Franco citou exemplos dos últimos casos de violência nas escolas e debateu sobre as ações que a Seed está tomando para reduzir os índices de violência e combater as ocorrências nas unidades de ensino.

 "A violência hoje é estudada como um fenômeno social, de forma científica. É preciso verificar onde estão as razões que levaram alguém a praticar algum ato de violência na escola", afirmou.

 Circuitos Restaurativos

 Dentre as ações, está o lançamento dos Circuitos Restaurativos, uma metodologia de resgate das relações interpessoais que já existe em diversos municípios brasileiros. Os circuitos acontecerão toda vez que existir problemas nas relações, como os casos de bullying e violência entre pessoas.

 De acordo com Josevanda Franco, "o circuito será montado e coordenado por duas pessoas, que poderão ser alunos ou professores, mas todos os que estiverem envolvidos irão se reunir para atuar e esgotar as questões. É uma forma de restaurar o diálogo, a comunicação proativa, adotar uma agenda positiva para aquela situação".

 Implantação

Os Circuitos Restaurativos serão implantados, como projeto piloto, no mês de setembro, em três escolas: Felisbelo Freire, em Itaporanga d'Ajuda, Antonio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, e Francisco Portugal, em Aracaju.

 "Eles irão começar a funcionar dentro das escolas em que já está prevista a implantação do Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento de uma Cultura de Não Violência nas escolas. Faz parte do conjunto das práticas de Justiça Restaurativa, sobre a qual o secretário Jorge Carvalho assinou um protocolo junto à coordenadoria da infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe", explicou Josevanda.

Fonte: Seed

Foto: Eugênio Barreto/SEED

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado