Sergipe fica em segundo lugar do Nordeste nas Paralimpíadas Escolares | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe fica em segundo lugar do Nordeste nas Paralimpíadas Escolares
Cotidiano 02/12/2015 09h35


A Delegação Paraolímpica Escolar de Sergipe conquistou o título de 2º lugar do Nordeste e 8º do ranking nacional em paratletismo escolar, realizado no período de 24 a 27 de novembro, no Centro de Convenções de Natal (RN). Na natação, os atletas ficaram na 17º posição nacional.

De acordo com o ranking, Sergipe ficou com 145 pontos, atrás da Paraíba, com 235 pontos. São Paulo está no topo da lista dos estados, com 330 pontos, seguindo de Santa Catarina, com 281.

Ao todo, Sergipe participou do evento com uma delegação composta por 16 paratletas, técnicos, acompanhantes, fisioterapeuta e médico, totalizando uma equipe de 30 profissionais e atletas, retornando com 19 medalhas nas modalidades paratletismo (7 ouro, 6 pratas e 5 bronzes) e paranatação (1 prata).

Participação estadual

Maria Auxiliadora Pires, chefe da delegação de Sergipe, destacou que pela primeira vez o Estado participou do evento com competidores do interior, a exemplo de Japaratuba, Siriri e Itabaiana. Também chamou atenção a participação maciça dos paratletas da rede estadual de ensino.

"Foi bastante positiva a participação das nossas escolas. Dos 16 paratletas participantes, 10 são da rede estadual. O Governo do Estado não mediu esforços em apoiar e promover o esporte paraolímpico, com disponibilidade de passagens aéreas e hospedagem, entre vários incentivos", afirmou Maria Auxiliadora.

Na avaliação do técnico e professor de paratletismo escolar sergipano Antônio Ferreiro de Melo Júnior, a participação de Sergipe no paratletismo foi muito positiva, ficando dentro do esperado. "Dos 11 paratletas, três conseguiram o bolsa-atleta do Governo federal e mais quatro com possibilidade também de obter”, disse.

Competições

A edição 2015 das Paralimpíadas Escolares reuniu na capital potiguar mais de 700 atletas de 12 a 17 anos representando 24 estados, o Distrito Federal e o Reino Unido nas disputas em oito modalidades: atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7.

A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, quando ganhou o formato de disputa atual, e têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe são contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.

Na edição de Natal (RN), as Escolares contaram também com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda conheceram o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água
Governo de Sergipe
04/05/2024  09h22 Homem morre em acidente com trator em Poço Verde (SE)
Fato aconteceu quando vítima tentava desatolar outro trator em propriedade rural 
Arthuro Paganini/PMA
04/05/2024  08h50 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (4)
Capital sergipana deve ter tempo nublado com pancadas de chuva

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado