Servidores federais continuam paralisados em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Servidores federais continuam paralisados em Sergipe
Cotidiano 31/08/2015 11h27


Por Fernanda Araujo

Estudantes, técnicos e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS) denunciam a falta de negociação efetiva por parte do Governo Federal. Em greve há completos 96 dias, os servidores da UFS afirmam que nenhuma das reivindicações foi contemplada.

Os servidores da Saúde Federal e da Previdência Social também estão paralisados há quase dois meses e decidiram na última sexta-feira (28), em assembleia, permanecer em greve. Como forma de pressionar o Governo, as categorias fizeram passeata, na manhã desta segunda-feira (31), enquanto o Fórum dos Servidores Públicos Federais e o Ministério do Planejamento se reúnem em Brasília.

 “É uma greve que se estende em razão da intransigência do governo. Se o governo tivesse apresentado uma proposta convincente para a gente, desde o início, já teríamos encerrado. Mas até o momento não houve nada de relevante”, disse Lucas Gama (foto), presidente do Sintufs.

Um dos pontos é a redução da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais e isonomia de benefícios. “Os servidores federais recebem benefícios distintos, a depender do poder onde aquele trabalhador esteja vinculado. Se estivermos vinculados ao Executivo, o auxílio alimentação e creche é inferior ao que os trabalhadores do Judiciário e do Legislativo federal recebem”, contesta Lucas.

Os servidores da UFS cobram a democratização das universidades e questionam o corte de recursos do orçamento destinado ao Ministério da Educação. Somente este ano, foram mais de R$ 17 bilhões retirados da verba federal. Entre as reivindicações, eles cobram a criação de uma data base “para que a gente saiba anualmente qual o dia da correção da inflação, o aumento que o governo vai nos conceder”, explica.

Corte de orçamento

Para os docentes da UFS, a universidade pode parar de funcionar por falta de pagamentos de itens básicos, devido aos cortes atuais e aos orçamentos do Governo planejados para 2016. Segundo o representante do comando local de greve, professor Benedito Libório, o cenário é o pior possível.

“O que foi anunciado pela Associação dos Reitores é que o corte é de 45%, mas já há rumores de que é bem maior. As obras de ampliação da universidade estão prejudicadas, mas o pior é não dar condições de permanência aos estudantes e a falta de qualidade das instalações de cursos que necessitam de uma estrutura mais adequada, como os de Saúde. A gente está lutando pela manutenção da universidade pública como a gente conhece. Infelizmente, o reitor, ao invés de abrir as contas e mostrar que sofre do mesmo problema, vem seguindo as ordens que são dadas pelo Governo Federal, que é de fingir que está tudo bem”, disse.

“É uma luta não apenas por melhores condições salariais, queremos uma educação que não seja tratada como mercadoria, e os servidores como objeto. É preciso mudar a cara da educação pública do Brasil. O argumento mentiroso do governo de que não tem verba para atender a pauta dos trabalhadores não é verdade, tanto que o Brasil paga cerca de R$ 3 bilhões por dia para a tal dívida pública. Isso é uma vergonha. Porque dinheiro tem e tem demais”, afirma Jailson Cardoso, servidor do IFS.

Foto principal: Ascom/SMTT

​Foto 2: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
A população gaúcha tem sofrido com fortes chuvas ao longo dos últimos dias
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Demolição segue determinação judicial. Órgãos municipais estarão atuando
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos
Segundo ela, a higienização dos vasos é tão importante quanto a ingestão da de água
Governo de Sergipe
04/05/2024  09h22 Homem morre em acidente com trator em Poço Verde (SE)
Fato aconteceu quando vítima tentava desatolar outro trator em propriedade rural 
Arthuro Paganini/PMA
04/05/2024  08h50 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (4)
Capital sergipana deve ter tempo nublado com pancadas de chuva

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado