Taxistas de Aracaju fazem ato na frente da Câmara Municipal | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilização
Taxistas de Aracaju fazem ato na frente da Câmara Municipal
O objetivo foi pedir que eles entrem na regulamentação do transporte complementar
Cotidiano | Por F5 News 25/10/2023 13h01 - Atualizado em 25/10/2023 16h34


Nesta quarta-feira (25), taxistas se reuniram em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju, no centro da capital, com objetivo de pedir aos vereadores que a categoria entre na regulamentação do transporte complementar.

Ao F5 News, João Batista, o presidente do Sindicato Dos Taxistas Do Estado Sergipe (Sintaxi ) explicou que os taxis de bandeira estão solicitando do Poder Público autorização para fazer a lotação da Zona Sul.

"Até que parece até que a categoria não quer fazer a lotação. Não, ao contrário, nós queremos já há muitos anos, só que o Poder Público não deixa. Se a gente fizer, corremos o risco de que ele perdeu o ponto de táxi", disse o representante. 

Ainda segundo o presidente, os taxistas não foram consultados nem informados sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que trata da regulamentação do serviço de transporte complementar urbano. "Então, por isso que nós fizemos esse movimento para mostrar à sociedade que nós estamos à disposição dela", completou João Batista.

Sobre o projeto:

Os vereadores de Aracaju aprovaram, na última quinta-feira (19), um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que autoriza o município a fazer a regulamentação do transporte complementar na capital sergipana. A matéria é de autoria do vereador pastor Diego (PP).

A emenda altera o Inciso XII do Artigo 234 da Lei Orgânica, estabelecendo agora que o Município tem competência para conceder, permitir ou autorizar, além dos serviços transportes coletivos, escolares, táxis e fretamento, os serviços de transporte complementar urbano. Nessa modalidade estão inclusos o transporte por aplicativos, mototáxis e os chamados táxis lotação.

“O projeto busca valorizar essa classe tão importante para a sociedade. Queremos abrir a possibilidade deles serem regulamentados, criando uma previsão legal para que isso aconteça. Com a alteração, esses motoristas passam a exercer uma atividade prevista em lei. Isso não significa que a atividade estará legalizada, mas que um dia isso poderá ser feito, dependendo apenas da vontade do gestor municipal", afirmou o pastor Diego ao explicar a proposta.

Durante a sessão plenária, o projeto recebeu o voto favorável de 19 parlamentares dos 20 que estavam presentes. Não houve voto contrário nem abstenção. 

O projeto será apreciado em segunda votação daqui há dez dias na CMA. Será necessário novamente os votos de dois terços dos vereadores para aprovação.

Para que a regulamentação passe a valer, um Projeto de Lei específico sobre o ordenamento desse tipo de transporte precisará ser aprovado e entrar em vigor no município. 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio
Ilustrativo/ Freepik
04/05/2024  09h40 Especialista de SE explica os riscos de consumir água em recipientes sujos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado