UFS diz que vai investigar suposto caso de maus-tratos contra gata | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
UFS diz que vai investigar suposto caso de maus-tratos contra gata
Segundo a Universidade, animais estariam sendo retirados do local por segurança
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 24/04/2023 10h10


Desde a manhã desse domingo (23), circulam nas redes sociais vídeos que mostram uma gata sendo maltratada por um grupo de homens no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ainda na noite do domingo, a instituição de ensino superior se pronunciou sobre o caso.

De acordo com a UFS, os homens que aparecem nos vídeos são membros da equipe da Superintendência de Infraestrutura (Infraufs) e estavam realizando um serviço de manutenção elétrica na subestação localizada do Restaurante Universitário (Resun).

A Universidade alegou que, por segurança, teria sido necessário retirar os animais que se encontravam no local. "Por se tratar de uma área energizada, representando risco à saúde dos animais, que podem ser eletrocutados, a equipe fez a captura e a retirada, os encaminhando para locais onde já existem outras colônias", afirmou a UFS em nota.

Contudo, as imagens que circulam nas redes sociais mostram que um dos animais teria sido cercado pela equipe e, em um desses vídeos, aparentemente teria sido agredido por um dos funcionários. Segundo a UFS, o caso será investigado, com eventual punição aos responsáveis.

Ainda em nota, a instituição afirmou que repudia "qualquer tipo de maus-tratos a animais, seja por ação ou omissão".

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal de Sergipe tomou conhecimento de denúncias sobre violação da integridade de animais na instituição. As informações têm como base registros divulgados em redes sociais, no contexto da captura e remanejamento de gatos da subestação de energia, localizada no restaurante universitário do campus São Cristóvão.

Durante os dias 21, 22 e 23 de abril, a equipe da Superintendência de Infraestrutura (Infraufs) realizou o serviço de manutenção elétrica na subestação localizada no Resun. Durante a realização do serviço, a equipe notou que vários gatos estavam se abrigando no local. Por se tratar de uma área energizada, representando risco à saúde dos animais, que podem ser eletrocutados, a equipe fez a captura e a retirada, os encaminhando para locais onde já existem outras colônias.

Parte do trabalho de captura dos animais para realocação em ambiente seguro foi registrado e difundido a partir de publicações nas redes sociais. Em um dado momento, há aparente violação à integridade de um animal. O caso será investigado, com eventual punição aos responsáveis.

A Universidade Federal de Sergipe repudia qualquer tipo de maus-tratos a animais, seja por ação ou omissão. Lamenta também o uso da desinformação, para criar factoides e subsidiar discussões que extrapolam a causa e o bem-estar dos animais que vivem no campus.

O abrigo da subestação em questão será vedado para evitar o retorno dos animais, garantindo assim a integridade deles.
Ciente das ações que tem desenvolvido para a preservação dos animais, a UFS seguirá vigilante a qualquer violação da integridade dos animais ou movimento, que deturpe fatos para desqualificar a instituição.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
25/06/2024  09h00 Homem é preso após dupla tentativa de homicídio em Carmópolis
Igor Mathias/Agência Sergipe
25/06/2024  07h51 Confira a previsão do tempo para Aracaju nesta terça-feira (25)
Ilustrativo/Freepik
24/06/2024  08h00 Hotéis para pets são ótimas opções para férias de junho
Saiba o que abre e o que fecha neste São João em Aracaju
24/06/2024  07h00 Saiba o que abre e o que fecha neste São João em Aracaju
Freepik/ilustrativo
23/06/2024  15h21 Irmãos entram em briga e um fere o outro com faca em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado