Sebrae reúne pecuaristas sergipanos para apresentar Sistema Voisin | F5 News - Sergipe Atualizado

Sebrae reúne pecuaristas sergipanos para apresentar Sistema Voisin
Sistema propõe recuperar a relação do produtor com animais, pastagem e solo
Economia | Por Saullo Hipolito 01/10/2019 09h45 - Atualizado em 02/10/2019 16h23


Com o objetivo de apresentar aos pecuaristas de Sergipe novos fundamentos em manejos de pastagem em forma de rotação (pastoreio rotativo), o Sebrae Sergipe realiza um evento em sua sede, durante toda essa manhã, reunindo diversos trabalhadores da pecuária do estado e o engenheiro agrônomo André Sorio, que também é consultor internacional em intensificação pecuária à base de pasto.

Essa técnica, de baixo custo e alta eficiência, é denominada Sistema Voisin ou Pastoreio Racional Voisin, cujo objetivo é recuperar a relação estreita do produtor com seus animais, pastagem e solo. A aplicação do método é considerada simples pelo engenheiro e vai desde empresas rurais mais estruturadas até pequenos produtores familiares.

"A ideia é permitir que o pasto se comporte como ele se comporta na natureza, tendo períodos de ocupação bastante intensos e descansos mais longos, permitindo que se produza o máximo de pasto, conforme o potencial de cada lugar, e naturalmente essa quantidade de carne ou leite de acordo com o objetivo produtivo de cada propriedade", afirmou André Sorio.

Existente há mais de 70 anos, o sistema tem sido implantado em todo o mundo, segundo o engenheiro agrônomo. No Brasil, dados apontam que o método foi implementado há cerca de 55 anos e, para os especialistas, Sergipe é um estado com potencial para a aplicação.

"O principal impacto é que as pessoas vão produzir mais pasto e consequentemente mais gado na área. Como resultado direto, temos uma produção maior de carne e/ou leite por hectare", salientou André.

Esse evento deu a oportunidade para que muitos pecuaristas interessados pudessem conhecer o método e, a partir disso, plantar uma semente que pode se espalhar por todo o estado.

"O objetivo é adquirir novos conhecimentos, observar novas técnicas e, assim, melhorar a pecuária em Sergipe, porque no dia-a-dia a atividade não permite que a gente se acomode, temos que buscar sempre novidades e a espectativa é que nessa palestra a gente procure mais alguns subsídios para agregar nossos conhecimentos e melhorar a produtividade que tem que ser constantemente monitorada, caso contrário o lucro não chega", disse o pecuarista de Salgado Gilvan Apolônio.

O evento acontece até às 12h, com um intervalo, e retorno para demonstração prática do sistema em uma propriedade rural dentro de Aracaju.

Mais Notícias de Economia
Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
30/04/2024  10h20 Desemprego cresce e atinge 8,6 milhões de brasileiros
Taxa subiu para 7,9% com crescimento de 0,5 ponto percentual sobre o período anterior
SSP
30/04/2024  07h24 Mulher morre atropelada na BR-235, em Itabaiana 
Acidente aconteceu quando vítima tentava atravessar a rodovia 
Assessoria de Comunicação
29/04/2024  17h32 IV Wine Discovery Fasouto reúne mais de 2 mil convidados
Participantes puderam conferir apresentações dos expositores de mais de 180 rótulos
Lyon Santos/ MDS - Agência Brasil
29/04/2024  11h31 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 680,90
Mário Sousa/ASN
29/04/2024  10h13 Energia: Sergipe cresce em ritmo acelerado e região se torna mais tecnológica
Investimentos acima de R$ 137 bi tem como destaque projeto ‘Sergipe Águas Profundas’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado