Confira o calendário de competições dos principais times sergipanos em 2022 | F5 News - Sergipe Atualizado

Futebol
Confira o calendário de competições dos principais times sergipanos em 2022
Sergipe, Confiança e Lagarto participam de campeonatos nacionais neste ano
Esporte | Por Antonio Cardoso 04/01/2022 14h00


Os clubes sergipanos já se preparam para mais uma temporada. O ano de 2022 marca a volta definitiva dos torcedores aos estádios de futebol. Apenas o Confiança e o Itabaiana, desde 2020, jogaram com a presença da torcida nas arquibancadas. 

Para os que acompanham os maiores times do estado, o F5 News reuniu o calendário das principais competições que os times sergipanos disputarão em 2022. Confira os desafios para o Confiança, Lagarto e Sergipe. O Itabaiana disputará apenas o Campeonato Sergipano nesta temporada.

Campeonato Sergipano - início em 15 de janeiro

O primeiro compromisso dos clubes será ainda em Sergipe. O Campeonato Sergipano 2022 já tem data e confronto marcado. A primeira partida será entre o campeão de 2021, o Sergipe, e o campeão da divisão A2,o novo clube-empresa da Barra dos Coqueiros, Falcon FC.

Os 10 times estão divididos em dois grupos: as equipes do grupo A enfrentam as equipes do grupo B em dois turnos. Após as 10 rodadas da primeira fase, os dois melhores times de cada grupo se enfrentam em uma semifinal disputada em dois jogos, assim como a final com ida e volta. 

Copa do Nordeste - início em 23 de janeiro

O único representante sergipano na Copa do Nordeste é o Club Sportivo Sergipe. O Confiança e o Itabaiana foram eliminados ainda na fase pré-classificatória da competição regional. O primeiro confronto do Gipão será contra o Botafogo-PB, no dia 22 ou 23, ainda a confirmar. 

Os 16 times representantes dos 9 estados nordestinos estão divididos em duas chaves: equipes do grupo A enfrentam as do grupo B em um turno único. Os quatro primeiros de cada chave se enfrentam a partir das quartas de final em jogo único. Apenas a final será disputada em confrontos de ida e volta. 

Copa do Brasil - início em 23 de fevereiro

A Copa do Brasil é o campeonato mais democrático do futebol brasileiro e com as melhores remunerações às equipes participantes. Mais de 90 clubes brasileiros estão confirmados na competição. Todos os confrontos serão formados a partir de sorteios, assim como os mandos de campo. Sergipe e Lagarto são os representantes sergipanos.

A maior copa nacional do continente já tem data para começar a primeira fase, dia 23 de fevereiro, em que os clubes se enfrentam em um mata-mata de jogo único, assim como na segunda fase. Somente a partir da terceira etapa do campeonato serão realizados jogos de ida e volta. 

Campeonato Brasileiro da Série C - início em 10 de abril 

O único representante sergipano no Campeonato Brasileiro da Série C é o Confiança. Após dois anos na Série B, o clube proletário caiu para a terceira divisão nacional, mas ainda é o melhor time do estado no ranking da CBF. 

Com data marcada para começar, 10 de abril, 20 times disputam a competição nacional, ainda sem as datas dos jogos definidas, mas que deve ser realizada no mesmo formato de 2021. 

Os clubes se enfrentam em turno e returno na primeira fase. As quatro melhores equipes de cada chave se classificam para a segunda etapa e se enfrentam novamente. Os dois melhores times disputam em jogos de ida e volta para decidir o campeão. 

Campeonato Brasileiro da Série D - início em 17 de abril

No Campeonato Brasileiro da Série D, Sergipe e Lagarto são os representantes sergipanos. A competição também já tem data para começar, 17 de abril. Ao todo, são 64 equipes de todo o país disputando a vaga para a série C. O regulamento deve seguir o mesmo molde de 2021. 

Os 64 clubes são divididos em 8 grupos de 8 times cada. Os quatro melhores avançam para a segunda fase de confrontos diretos. Daí em diante, os times se enfrentam em jogos de ida e volta de mata-mata até a final, também decidida em dois jogos.  

Preparação

O F5 News já fez a cobertura da preparação dos clubes sergipanos para este ano de 2022. Todas as comissões técnicas já foram anunciadas, mas os clubes continuam divulgando contratações e reforços para iniciar a temporada com aquele pé direito. 

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Mikael Machado/ADC
25/04/2024  16h10 Confiança treina para enfrentar o São José na segunda-feira (29)
Vitor Silva/Botafogo
25/04/2024  07h12 Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores
Divulgação
24/04/2024  16h17 Zagueiro Robson é o terceiro contratado do dia pelo Confiança
Divulgação Ascom
24/04/2024  11h09 Sergipe X ASA: ingressos para o duelo já estão à venda
Montagem Divulgação Ascom ADC
24/04/2024  10h54 Confiança anuncia dois reforços para seu elenco 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado