Fórmula E no F5 News: 1ª corrida de Berlim confirma supremacia da Jaguar
Corrida marcou estreia europeia do carro elétrico mais potente do mundo: o GEN3 Esporte | Por Marcio Rocha 24/04/2023 19h00 - Atualizado em 26/04/2023 18h57Em uma corrida profundamente estratégica, mas ferozmente competitiva, o público presente nas arquibancadas do Circuito do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, no sábado (22), testemunhou 190 ultrapassagens, 53 mudanças de liderança e oito líderes diferentes assumindo a liderança, quebrando todos os recordes anteriores da Fórmula E.
A sétima rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E já estava marcada nos livros de recordes antes da corrida começar - Berlim é a única cidade sempre presente no calendário da Fórmula E, e foi a primeira vez que um piloto e uma equipe alemães - Pascal Wehrlein e sua equipe TAG Heuer Porsche Formula E - lideravam os pontos indo para sua corrida em casa.
A corrida também foi a estreia europeia do GEN3 - o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente do mundo - e o EV de ponta correspondeu ao seu potencial como o primeiro carro de fórmula especificamente projetado para corridas de roda a roda em circuitos de rua de alta velocidade.
Durante as 43 voltas, um número recorde de pilotos assumiu a liderança da corrida à medida que as estratégias das equipes emergiram, com um grupo inicial de líderes optando por tomar o “modo ataque” no início e aqueles mais atrás correndo por mais tempo.
Dan Ticktum (NIO 333 Racing) assumiu a liderança de forma impressionante, com uma manobra do lado de fora da Curva 1, passando pelo pole position, Sébastien Buemi (Envision Racing), Sam Bird (Jaguar TCS Racing) e Stoffel Vandoorne (DS PENSKE). Sustentando-se na liderança por três voltas. Entretanto, perdeu a liderança devido à franqueza do seu conjunto carro e trem de força.Depois que o grupo líder passou pelo “modo ataque”, ganhando impulsos de 50 kW a mais de força no carro, a corrida se estabilizou por apenas três voltas antes de Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) e Vandoorne chegarem à frente. Olhar para as telas de cronometragem revelava um líder de corrida diferente em quase todas as etapas, já que as posições mudavam quase continuamente. A primeira de duas etapas sob o Safety Car complicou ainda mais as coisas, com o pelotão dividido por pouco mais de cinco segundos indo para a segunda metade da corrida.
Ticktum, que começou bem, foi sendo empurrado para baixo, até que ele e Vandoorne se chocaram fortemente, em um acidente bobo provocado por Ticktum, que tirou os dois da corrida, acionando o Safety Car pela segunda vez. Enquanto Dan dava explicações para Stoffel, ainda no local do acidente, a dupla da Jaguar e Buemi da Enivision então lutaram para preencher os três primeiros lugares depois que Günther (Maserati) havia brevemente assumido a P1 enquanto a corrida se aproximava de suas etapas finais. Os carros movidos pelo trem de força da Jaguar acabaram por impor sua nova dominância e ritmo, com Günther buscando se salvar, enquanto os três primeiros disputavam a liderança da corrida.
Quem vinha com um bom ritmo escalando o pelotão da frente, era o português António Félix da Costa (Porsche), mas um erro de frenagem de Jake Dennis (Andretti) o fez rodar e atingir a frente do carro de Da Costa. Os dois também saíram da corrida. Dennis até tentou voltar, mas não conseguiu seguir em frente. Da Costa chegou aos boxes soltando palavrões muito conhecidos dos brasileiros...
O resultado final ficou com os carros da Jaguar nos dois primeiros lugares e Evans conquistando sua segunda vitória consecutiva. A análise da corrida 2 de Berlim, realizada no domingo (23), será publicada no F5 News nesta quarta-feira (26).
Resultado corrida 1 Berlim
1 M EVANS
2 S BIRD
3 M GÜNTHER
4 S BUEMI
5 N CASSIDY
6 P WEHRLEIN
7 J VERGNE
8 A LOTTERER
9 E MORTARA
10 O ROWLAND
11 L DI GRASSI
12 S FENESTRAZ
13 N NATO
14 R FRIJNS
15 N MÜLLER
16 S SETTE CÂMARA
17 R RAST
18 J DENNIS
19 A DA COSTA
20 J HUGHES
21 S VANDOORNE
22 D TICKTUM