Movimento social lança em Sergipe o plebiscito pela Reforma Política | F5 News - Sergipe Atualizado

Movimento social lança em Sergipe o plebiscito pela Reforma Política
Política 29/01/2014 10h45


 O desafio está posto: a construção de um sistema político pelas mãos da população brasileira, capaz de aprofundar a conquista democrática e consolidar a justiça social depende da participação dos movimentos sociais e do maior número possível de cidadãs e cidadãos brasileiros. Na próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro, acontece a partir das 14h em Aracaju-Sergipe, no auditório do Sindicato dos Bancários, o lançamento do Plebiscito pela Reforma Política.

 No fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro, a proposta se fortalece com o Curso Estadual de Formação de Formadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, realizado no Centro de Treinamento Sindical Rural (Cetresir/Fetase), Eduardo Gomes, São Cristóvão/SE. A inscrição para o curso deve ser feita pela internet, clique aqui para fazer a sua inscrição .

 Todo esforço de participação nas atividades de construção do plebiscito para a Reforma Política é necessário, pois a mudança só acontecerá com participação popular e luta. Os deputados e senadores que ocupam o Congresso Nacional, assim como a mídia televisiva hegemônica, já demonstraram total falta de interesse nesta Reforma Política, que é crucial para a população brasileira.

 As manifestações de rua dos últimos períodos revelaram a necessidade urgente de uma profunda reforma na política brasileira, mas esta reforma, obviamente, não é de interesse da maioria dos políticos beneficiados com o atual sistema político que sempre fortalece e favorece os grandes detentores do poder econômico.

 Na última plenária pela Reforma Política que aconteceu em Sergipe, realizada no dia 14 de janeiro na Escola do Legislativo, o representante do MST, Fábio Andrey, confirmou este argumento informando que dos 594 parlamentares eleitos em 2010: 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista e 66 são da bancada evangélica.

 Os movimentos sociais continuarão sendo criminalizados e reprimidos com violência, manifestantes continuarão sendo presos, espancados e assassinados, as greves e manifestações seguirão sendo reprimidas, e os problemas sociais na saúde e educação continuarão se agravando a cada ano enquanto latifundiários, detentores de grandes fortunas e grupos conservadores forem os responsáveis pelo futuro e direcionamento do Brasil.

 Em Sergipe, mais de 30 entidades e movimentos sindicais, sociais, populares, estudantis e de juventude já estão empenhados na construção do Plebiscito. Mas ainda é pouco. Cada nova entidade, cada novo/a militante tem papel fundamental na mobilização para esse tema central ao País. Por isso é que independentemente de agrupamento político e filiação sindical, toda a população pode e deve se inteirar do assunto, emitir sua opinião e participar desta construção.

Mais Notícias de Política
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
29/04/2024  19h00 Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio
Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado