Valmir de Francisquinho deve se pronunciar quanto a falas sobre Justiça Eleitoral | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Valmir de Francisquinho deve se pronunciar quanto a falas sobre Justiça Eleitoral
STF determinou que ele se manifeste sobre declarações relacionadas ao pleito de 2022
Política | Por Ana Luísa Andrade 17/05/2023 13h00


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou um prazo de dez dias para que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), se manifeste a respeito de declarações dadas por ele durante entrevista concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, no dia 17 de abril de 2023, em relação à Justiça Eleitoral. A decisão foi relatada nessa terça-feira (16) pelo ministro Luiz Fux, em resposta a petição do senador Alessandro Vieira (PSDB).

Na ocasião, o ex-candidato ao Governo de Sergipe alegou que alguns de seus concorrentes - os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho (PT) e o candidato eleito, Fábio Mitidieri (PSD), então deputado federal - teriam se articulado para torná-lo inelegível e, consequentemente, tirá-lo do pleito eleitoral. Além disso, o ex-prefeito de Itabaiana afirmou que seu apoio a Rogério Carvalho no segundo turno se tratou de uma estratégia para tornar-se elegível novamente.

"A minha linha era não declarar apoio nem a Fábio e nem a Rogério [...] porque ambos trabalharam para me deixar inelegível e me tirar do pleito eleitoral, como todos, como Alessandro, como outras pessoas políticas também, o mesmo discurso eu mantenho [...] No segundo turno, eu não tinha opção: para ficar elegível, eu tinha que declarar apoio a ‘A’ ou a ‘B’. Não tinha alternativa. Escolhi a menos traumática para mim, aqui na região do Agreste. Eu já estava fora, só poderia ser candidato em 2028 e aí, para me livrar, declarei apoio a Rogério, mas foi uma declaração para aquele momento", afirmou Francisquinho durante a entrevista em questão.

O F5 News tentou contato com a assessoria jurídica de Valmir de Francisquinho, mas não houve êxito até o momento. O portal permanece à disposição

Confira o documento na íntegra.

À época das eleições de 2022, as pesquisas mostravam que Valmir era o candidato favorito ao cargo. Mesmo inelegível e com candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) naquele momento, ele recebeu 457.922 votos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE).

Se tivessem sido computados como válidos, Valmir fecharia o primeiro turno com 37,6% da votação e teria disputado o segundo contra o senador Rogério Carvalho.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado