Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Cusco é principal destino turístico do Peru e se orgulha por ter sido a capital do incrível império inca. A partir dessa bela cidade, chegaremos Machu Pichu.
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 24/01/2024 15h11 - Atualizado em 25/01/2024 23h11

Visitar essa região é mergulhar na história e cultura desse país e se encantar com as genialidades de um povo singular. Você quer conhecer mais sobre esse destino incrível? Assista a esse vídeo!


Antes de viajar para a região, o ideal é que você passe uns dias em Lima, que é uma cidade super interessante. Compramos um voo para Lima e depois outro entre Lima e Cusco. É ideal que você reserve com antecedência os hotéis em Cusco e Águas Calientes, além do trem de Águas Calientes para Machu Pichu.

Chegando na região, a dica é começar seu passeio pela Praça das Armas que tem duas igrejas: a Catedral de Cusco e Templo da Compañía de Jesus. No local tambem estão concentrados os principais bares e restaurantes da cidade.

O lugar era conhecida durante o Império Inca como Praça dos Guerreiros e era usado para cerimônias e desfiles militares ou comemorações de batalhas vitoriosas.

Atualmente, é palco de vários eventos, como concertos, festivais e procissões religiosas. Estivemos na cidade no réveillon e pudemos presenciar a tradição de todos darem a volta na praça na hora da virada para terem uma boa sorte. 

Mas fora do período festivo, não deixe de aproveitar para um almoço ou jantar na varanda de um dos restaurantes da praça. A vista é espetacular!

SETE RUAS COM O NÚMERO 7

O centro histórico da cidade de Cusco está cheio de histórias e detalhes inusitados. Entre outras, as sete ruas que começam com o número 7.

Este número é considerado sagrado em muitas culturas. Entre os incas, o número 7 está ligado em particular ao arco-íris, um dos fenômenos naturais mais importantes em sua visão de mundo. Além disso, coincidência ou não, as sete cores do arco-íris estão representadas na bandeira da cidade de Cusco, a antiga capital inca.

As ruas são:
Sete máscaras
Sete Cuartones
Sete janelas
Sete Demônios
Sete Anjos
Sete Cobras

Mas a minha preferida, com certeza foi q Siete Borreguitos (Sete ovelhas).  Seu nome se refere às pessoas que passaram por esta rua íngreme com suas vacas e animais de carga. É a rua mais instagramavel de Cusco.
 

AQUEDUTO COLONIAL SAPANTIANA

Não se prenda ao centro histórico de Cusco. Caminhe até o bairro San Blas, onde você vai encontrar ótimas atrações.

Depois siga até o Aqueduto colonial Sapantiana. Trata-se de uma arquitetura hidráulica colonial dos jesuítas e da prefeitura de Cusco entre os séculos XVII e XVIII. É um arco de três níveis construído provavelmente com material de pedra do santuário Sapantiana que fica muito próximo.
 

INCAS

A melhor forma de conhecer a história dos incas é visitando os sítios arqueológicos começando por Machu Pichu.

Optamos por nos hospedar em Águas Calientes para poder visitar Machu Pichu mais descansadas. É possível fazer um bate-volta, mas se você tiver tempo, não deixe de dedicar algumas horas para conhecer essa linda cidade e também de tomar banho nas suas águas termais. Subimos de trem até Aguas Calientes,

De Águas Calientes até Machu Pichu é de ônibus e você não precisa reservar cm antecedência. O trajeto já é uma grande atração porque a gente pode avistar os Andes de diversos ângulos. 

Machu Picchu é o mais impressionante sítio arqueológico do Peru, dada a dificuldade de se construir uma cidade em um geografia tão acidentada. É incrível poder presenciar o conhecimento matemático, astronômico e acústico que tinham os incas. 

PORQUE MACHU PICHU É TÃO IMPORTANTE?

Porque os espanhóis não chegaram por lá, o que manteve a cidade  muito preservada. Não há nenhum toque arquitetônico europeu!

A cidade ficou 400 anos abandonada e ao ser descoberta, passou a ser um importante ponto turístico.

Outro passeio imperdível na região é o do Vale Sagrado, onde podemos conhecer mais detalhes da história dos incas e visitar outros importantes sítios arqueológicos. Esse passeio pode ser comprado assim que você chega em Cusco em uma das várias empresas de turismo espalhadas na cidade.

Os incas formaram o maior império existente na América do Sul, com territórios que se estendiam por mais de 4.000 km, aqui na região dos Andes. Ia da Colômbia até o norte do Chile e Argentina. Eles eram uma civilização complexa que se destacava pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista dos espanhóis no século XVI.

Não é só a arquitetura, estradas e agricultura que impressiona na cultura inca. Um dos aspectos menos conhecidos, mas igualmente fascinantes é a produção de tecidos, que a são verdadeiras obras de arte. Em Ollantaytambo tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a produção.

Os incas também eram conhecidos como os mestres dos metais. Objetos de metal foram transportados dos Andes até a Amazônia e foram levados a todo continente sul americano que ainda se limitava a talhar ou polir pedra.

Visitar Cusco e Machu Pichu é uma verdadeira aula sobre o apogeu do império inca e da miscigenação da cultura espanhola à andina. A gente sai da região impressionado com essas obras humanas incríveis! 

O QUE COMER?

A culinaria do Peru é variadíssima e é conhecida  como uma das melhores do mundo, porque carrega consigo a mistura de sabores de vários outros lugares, inclusive da Europa e da Ásia! 

O ceviche é o prato mais famoso do país, tanto que foi declarado como Patrimônio Cultural.

Existem muitas versões da receita pelo mundo, mas a original leva peixe branco cru, cebola roxa, pimenta, coentro, sal e limão (ou lima). Como acompanhamento, costuma-se servir milho, alface e batata doce. Comemos com causa limeña e estava uma delícia.

O lomo saltado talvez seja o segundo prato mais popular do Peru, atrás somente do ceviche.

Extremamente fácil de encontrar em restaurantes de comida peruana, o prato consiste em um salteado com tiras de carne bovina, cebola, tomate e condimentos, que normalmente vem acompanhado de arroz e batatas fritas.

As sopas e caldos também ocupam um lugar de destaque na culinária peruana. Elas são uma fusão entre diferentes culturas, como a andina, a española. Esse, por exemplo, é de couve flor, mas já provamos também de Frango e de frutos do mar. Todas deliciosas!

O QUE BEBER?

Talvez a bebida mais famosa do país, ou melhor, de dois países: Chile e Peru disputam a autoria do drink, mas seja lá de quem for, é uma delícia!

O pisco sour é uma bebida bastante refrescante e lembra um pouco a nossa caipirinha.

As receitas tradicionais levam pisco, que é uma espécie de cachaça de uva, limão, xarope de açúcar, gelo e clara de ovo.

Podem haver variações do drink, onde o limão é substituído por maracujá, por exemplo. Esse era o meu preferido.

ONDE FICAR

Em Cusco, o ideal é se hospedar perto da Plaza das Armas. Assim você conseguirá se deslocar a pé para as principais atrações da cidade. 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?
O Jardim Botânico é a principal atração de Curitiba
01/10/2023  13h59 Roteiro em vídeo de Curitiba, a mais europeia das capitais brasileiras 

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado