Novo ministro apresenta projetos da sua gestão | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Novo ministro apresenta projetos da sua gestão
Entre as estratégias apresentadas estão: o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, a realização do MTur Itinerante e a promoção de destinos.
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 10/09/2023 08h00

O deputado federal licenciado Celso Sabino assumiu em agosto o Ministério do Turismo e tem declarado que ampliar o fluxo de turistas domésticos e internacionais no país nos próximos anos é seu principal objetivo. Entre as estratégias apresentadas estão: o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, a realização do MTur Itinerante e a promoção de destinos. Nesse texto, vamos conhecer um pouco mais sobre essas ações.

Em recente audiência no Senado, o ministro apresentou os projetos prioritários da pasta. A audiência contou com a participação de senadores como Weverton Rocha, Efraim Filho, Professora Dorinha, Irajá Abreu, Laércio Oliveira, Beto Faro, Rodrigo Cunha, entre outros, que fizeram perguntas e observações sobre a atuação da pasta. 

Os senadores foram unânimes em reclamar dos altos preços das passagens no Brasil e da pouca quantidade de voos existentes. O ministro destacou que será uma prioridade do MTur ampliar o número e a frequência de voos aos destinos nacionais, além de reduzir custos ao consumidor, em trabalho conjunto com as empresas aéreas.

Preço das passagens aéreas
O novo ministro do Turismo também adiantou que o órgão pretende incentivar a realização de viagens domésticas por pessoas idosas e trabalhadores de baixa renda, mediante a oferta de descontos em passagens aéreas e hospedagens. Esse é o polêmico programa que vai oferecer 1,5 milhão de passagens a R$ 200 por mês, que tem sofrido críticas justamente por ir na contramão do barateamento das passagens. Isso porque a meta deveria ser desburocratizar e reduzir impostos para atrair mais empresas para o Brasil. Assim teríamos passagens a R$200 para todos e não somente para aposentados, pensionistas e servidores públicos.

O titular do Ministério do Turismo apontou, ainda, a intenção de ampliar a participação de deputados, senadores e da sociedade em geral nos diálogos promovidos pelo Conselho Nacional de Turismo (CNT), que assessora o MTur na definição de ações. Sabino acrescentou que também pretende envolver os parlamentares na identificação de necessidades de infraestrutura turística, a fim de elevar a eficácia de investimentos em obras na área.

“Entendemos que o diálogo com o Parlamento, especialmente com essa Casa, que possui ex-governadores, deputados federais de muitos mandatos e senadores com larga experiência, é fundamental. O turismo é uma Pasta transversal. E nessa Casa, no Senado Federal, nós reunimos, além de grandes líderes políticos, pessoas com experiência, que poderão – e vão – influenciar e contribuir muito com as políticas públicas desse setor”, enalteceu o ministro.

Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo
O ministro Celso Sabino informou que o MTur está elaborando o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, que deve ser apresentado até o final de setembro ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O documento vai reunir ações voltadas ao incremento da promoção do Brasil no exterior, ao aumento da chegada de visitantes estrangeiros ao país, à segurança turística e à qualificação profissional, entre outras.

“Teremos metas para os próximos cinco anos, com avaliação semestral e anual, relacionadas ao número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, à balança comercial turística, à geração de riquezas no turismo, à contribuição com o PIB brasileiro, à geração de empregos no setor e ao número de viagens de brasileiros dentro do Brasil”, disse Celso Sabino.

A construção do Plano conta com a participação da sociedade civil, trade turístico e de outros entes governamentais. De acordo com o ministro, toda a contribuição para a ampliação das atividades turísticas no país será bem-vinda. “Este documento será construído com a participação do Congresso Nacional, dos secretários de Turismo dos estados, dos municípios, dos técnicos do Ministério do Turismo e, principalmente, com os representantes do trade turístico, definindo quais atividades serão necessárias e que deverão ser implementadas pelos governos estaduais, municipais, governo federal e iniciativa privada”, pontuou.

MTur Itinerante
Sabino explicou ainda o que é a iniciativa “MTur Itinerante”, que leva a todo o país apresentações da Pasta. A iniciativa envolve a exposição de ações como o acesso ao Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona crédito com condições diferenciadas a empreendimentos privados; e ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que garante apoio à inscritos no sistema, a exemplo de crédito e qualificação profissional.

Promoção de Destinos Nacionais

Salão Nacional do Turismo 
A promoção dos destinos nacionais também entrou na pauta, com o retorno do Salão Nacional do Turismo, que será realizado anualmente. “A ideia é que o espaço dê foco no ecoturismo sustentável, turismo de base comunitária, afroturismo, etnoturismo, religioso, cívico, entre outros”, afirmou Sabino.

Prêmio Nacional do Turismo
Outra iniciativa apresentada foi o Prêmio Nacional do Turismo, que está em sua terceira edição e irá reconhecer ações e profissionais que fazem do setor uma força econômica geradora de emprego e renda, além de valorizar a sustentabilidade e a inclusão social.

Foto:Pedro França/Agência Senado

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado