O que fazer em Brasília? | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

O que fazer em Brasília?
Confira todas as dicas sobre a capital do Brasil, que tem muito mais do que turismo cívico e de negócios
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 09/01/2022 08h00

Diferente de tudo o que você já viu, Brasília é a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é peculiar sob todos os aspectos. A capital é muito mais do que o centro político do Brasil e oferece uma gama de outras opções que merecem ser visitadas. Confira o vídeo com as principais atrações da cidade:

 

Um pouco de história
Duas linhas em formato de cruz. A partir desse traçado simples nasceu o Plano Piloto. Com projeto urbanístico de Lucio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília ganhou vida em 1960, pelas mãos do então presidente Juscelino Kubitschek. Construída em apenas 1.000 dias para ser a nova capital, ela surpreendeu pelo modernismo do traçado e das construções.
Em Brasília, os prédios não têm cercas e não há ruas residenciais, mas quadras. Não tem nomes de ruas, apenas siglas que identificam as quadras. Tudo parece muito estranho aos olhos de quem visita a capital pela primeira vez. Cada coisa em seu setor. Hospitais, bancos, casas, apartamentos, comércio.  

Quando ir a Brasília?
Famosa por apresentar baixa umidade e poeira vermelha Brasília tem um longo período de estiagem e os meses de chuva as tempestades são intensas. O clima é fator importante na hora de escolher a melhor época para visitar Brasília, já que a cidade tem duas estações muito bem definidas: seca e chuva.

A seca começa em maio, quando as chuvas diminuem e os ipês-roxos anunciam a sua chegada. A grama ainda verde, a cidade florida e o clima com temperaturas amenas fazem desse período o ideal para os visitantes. É na seca que podemos observar os mais bonitos pores do sol, que ganha incríveis tons, que variam entre o amarelo e o roxo. A época mais seca e quente é setembro, mas em compensação a cidade fica toda florida com os ipês-amarelos.

De novembro a janeiro é o período mais chuvoso e menos indicado para ir à cidade, porque muitas vezes chove o dia inteiro e as ruas ficam alagadas.

Onde ficar?
Brasília tem uma característica interessante: os hotéis costumam ficar lotados e bastante caros durante a semana por causa do alto índice de turismo de negócios. Se você não vai viajar a trabalho, o melhor é optar por uma visita de sexta a domingo, quando os hotéis ficam pela metade o valor das diárias e até os moradores da cidade aproveitam. 

Para o turismo de lazer em Brasília o ideal é ficar no Setor Hoteleiro Turístico Norte, região a beira lago que oferece diversos hotéis e resorts. É um ótimo lugar para se hospedar porque além de você ficar perto da Esplanada dos Ministérios, ainda tem uma vista privilegiada do lago. 

Mas a grande maioria das opções de hotel está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN). As duas áreas são muito centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos. É possível ir a pé até Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Praça dos Três Poderes. Comércio também não falta. Os dois setores têm shoppings próximos.

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
A Pedra Furada é uma dos principais cartões postais de Jeri
26/06/2022  12h33 Passeios do Leste e do Oeste em Jericoacoara
A Praia do Forte é a que tem mais infraestrutura na Linha Verde
20/03/2022  08h00 O que fazer na Praia do Forte?
É a cidade mais alta do Brasil e famosa por sua paisagem florida
06/03/2022  14h29 Campos do Jordão, a Suíça brasileira
Maragogi, o Caribe Brasileiro
20/02/2022  08h00 Maragogi, o Caribe Brasileiro
Torre de Belém: estrategicamente na margem do rio Tejo, entre 1514 e 1520
14/02/2022  19h18 Portugal, sua história, montanhas verdejantes e planícies douradas

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.