Palestra sobre a retomada do turismo no Brasil e em Sergipe | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Palestra sobre a retomada do turismo no Brasil e em Sergipe
Será no II Seminário de Profissionais de Turismo em Aracaju e terá ainda palestras de grandes nomes do turismo nacional
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 21/11/2021 08h00

Um dos setores mais afetados com as medidas restritivas do combate ao Covid-19 foi o turismo, mas agora ele começou a se recuperar em “V”, ou seja, a retomada tem sido intensa depois de uma queda vertiginosa. É tanto que nos últimos dois feriadões tivemos praticamente 100% de ocupação em hotéis de todo o país.

Esse será o tema da minha palestra no II Seminário Internacional de Turismólogos e profissionais do Turismo, que será realizado entre 23 e 25 de novembro, que acontece em Aracaju. O evento nasceu em plena pandemia e de forma híbrida, grandes nomes do Turismo nacional e internacional estão reunidos neste evento, para falar sobre a Criatividade no turismo: tendências e oportunidades, um dos palestrantes o professor doutor Mário Beni, conhecido como "guru do Turismo brasileiro" fará a palestra magna de abertura, falando sobre as inovações para esse período do "novo turismo".

Alguns palestrantes internacionais da França e Espanha, trarão a experiência do que vêm acontecendo em todo mundo. Segundo a presidente da ABBTU/ SE e Rede Internacional de Turismo Ellen Carvalho, também criadora do evento, "o papel do evento é trazer um norte para todos os profissionais do Turismo neste momento de incertezas, como também uma qualificação continuada. O setor do Turismo foi um dos que mais sofreram com a pandemia, vários profissionais mudaram de setor para sobreviver. O evento traz um alento e mostra novas oportunidades”, afirmou.

Um dos temas que abordarei na minha palestra será o fato de em torno de 11 milhões de turistas brasileiros que viajam para o exterior agora estão viajando dentro do Brasil, além dos 90 milhões que já viajavam aqui dentro e agora estão viajando mais intensamente. De acordo com o Ministério do Turismo, o plano principal é fidelizar esse turista brasileiro que ia para o exterior e deixava US$ 19 bilhões fora.

O Ministério também está querendo aproveitar a grande demanda internacional por turismo de natureza. Em 2019, antes da pandemia, de cada 100 buscas por turismo no Google International, 10 eram por turismo de natureza. Atualmente, de cada 100 buscas, 54 são por este tipo de turismo. 

Lembrando que o Brasil tem seis biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Pampas, Caatinga e Mata Atlântica. Aproveito para lembrar sobre a atuação das comunidades no turismo sustentável respeitando o tripé: preservação ambiental, questões sociais e econômicas. Isso porque o dono da pousada ou o guia de turismo atuam na defesa da preservação porque sabem que se um ambiente está sujo ou devastado, o turista não volta e não indica o destino no Booking, Tripadvisor, entre outras plataformas interativas. 


Passagens aéreas
O maior gargalo da retomada do turismo no Brasil, sem dúvidas, é o preço das passagens aéreas. O aumento da procura, a alta do dólar e do preço dos combustíveis, além da pouca concorrência no mercado impulsiona os preços. O país não tem conseguido atrair outras companhias aéreas em função da grande judicialização no setor. 

Sergipe
Em Sergipe, a situação não é diferente. A proximidade do verão e a retomada da economia tem gerado grandes expectativas para a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Com praias, cachoeiras, Canyon de Xingó e Foz do Rio São Francisco, Sergipe também se destaca quando o assunto é turismo de natureza.

O estado já tem sentido esses efeitos positivos. Os hotéis da Orla da Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, estavam com a taxa de ocupação em 90% no último feriado, a melhor registrada este ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Sergipe. “Conseguimos atingir a média de ocupação que tínhamos antes da pandemia. Estamos muito otimistas com o avanço da vacinação e com a redução dos casos de Covid-19 em nosso estado”, disse o presidente do órgão, Antônio Carlos Franco. Agora a expectativa do setor é para que a taxa de ocupação hoteleira também seja alta no verão. “Além do controle da pandemia, apostamos na divulgação do nosso estado que vem sendo feita em todo país”, pontuou Franco.

As inscrições podem ser feitas Neste link
 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado