Vai Turismo inicia suas visitas técnicas no município de São Cristóvão | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Vai Turismo inicia suas visitas técnicas no município de São Cristóvão
A rota do turismo religioso contempla ainda São Cristóvão e o roteiro de compras engloba Itabaianinha e Tobias Barreto
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 29/01/2023 08h00 - Atualizado em 30/01/2023 18h07

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) elegeu o turismo como estratégia de desenvolvimento, vinculando-o às vocações econômicas de cada cidade e assim criou o programa Vai Turismo. Em Sergipe, o programa está na fase de visitas técnicas a municípios que fazem parte de dois roteiros turísticos definidos: o religioso, que contempla Laranjeiras e São Cristóvão, e o de compras, que engloba Itabaianinha e Tobias Barreto. A primeira visita foi em São Cristóvão, no dia 20 de janeiro e a segunda em Itabaianinha, no dia 27 de janeiro.

Para definir as visitas, o superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, reuniu integrantes das secretarias de Turismo do Estado (Setur), e de Cultura dos quatro municípios e apresentou o programa e os primeiros passos foram dados em Sergipe. “Agora estão programadas as visitas técnicas em Laranjeiras no dia 1º de fevereiro, e Tobias Barreto, dia 8 de fevereiro”, informou Maurício.

O diretor do Senac Adalberto de Souto afirmou que a entidade tem foco na qualificação profissional. “Nas visitas técnicas vamos fazer um diagnóstico para o Senac ofertar as capacitações que atendam as demandas de cada município, com o objetivo de fortalecer e integrar o setor têxtil de Itabaianinha e a produção da Renda Richelieu de Tobias Barreto. A nossa intenção inclusive é realizar um grande evento de moda, dentro da programação do Natal Iluminado deste ano”, relatou, complementando, entretanto, que há necessidade de um trabalho conjunto de algumas secretarias municipais e governo do Estado.

A jornalista especializada em turismo e palestrante, Carla Passos, defendeu a importância do marketing turístico. “Hoje temos o Turismo 4.0, ou seja, um turista muito conectado e consequentemente muito empoderado que pesquisa na internet e faz o próprio roteiro. Antigamente as agências vendiam os pacotes fechados e não existia tanta informação. Por isso, destinos turísticos tem que estar antenados para ter bons conteúdos disponíveis para buscas dos turistas”, afirmou.

Representando a Setur, Léa Duarte Leite, destacou a importância do programa e que o governo do Estado, através da secretaria, será parceira do Vai Turismo, auxiliando os municípios no que for necessário. “Temos uma equipe técnica que poderá auxiliar na elaboração de projetos, a partir do levantamento das necessidades e o que cada município tem para oferecer, visando fortalecer o turismo em cada localidade e em Sergipe como um todo. A elaboração do projeto técnico é importante, e necessário, para depois serem definidas as atribuições de cada envolvido”.

São Cristóvão
A cidade histórica de São Cristóvão foi o destino da primeira visita técnica da segunda etapa do programa Vai Turismo. O grupo foi recebido pelo prefeito Marcos Santana, que externou a visão sobre o que a cidade necessita para alavancar o turismo.

“Nosso município tem muitos atrativos, um centro histórico belíssimo, somos a 4ª cidade mais antiga do país, fomos a primeira capital do Estado, mas nos faltam pousadas. Nós não queremos só visitantes que chegam e vão embora, mas turistas, que durmam aqui”, ressaltou o prefeito, destacando que é preciso fortalecer a cadeia produtiva do interior.

O grupo foi guiado para conhecer os atrativos, não só religioso, como histórico, gastronômico e de artesanato, pelo coordenador de Turismo de São Cristóvão, Diego Prado. “A visita foi pensada visando mostrar aos demais municípios envolvidos no Vai Turismo, à Setur, Fecomércio e Senac, os atrativos de São Cristóvão. As visitas às igrejas, aos museus, o que temos de gastronomia, de artesanato e de cultura, finalizando com a visita ao Cristo Redentor, que está em reforma e depois de pronto contará com um restaurante panorâmico”, declarou.

Saindo da Praça São Francisco, o grupo iniciou a visita pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguindo para a Igreja e Convento São Francisco e Museu de Arte Sacra, e almoço no Povoado Pedreira, às margens do Rio Vaza-Barris. Na parte da tarde, foram visitados a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, seguindo para a fábrica das famosas queijadinhas, pelo atelier do restaurador, xilografista e artista plástico Mestre Nivaldo Oliveira, Casa do Beiju, fábrica dos Biscoitos Bricelet, a Casa Amarela, o atelier da artesã Fijô, finalizando no Cristo Redentor.

Durante a visita, a representante da Fecomércio, Leide Oliveira destacou que viu muitas potencialidades no município. Durante a visita ao Convento São Francisco, que está fechado e possui uma boa estrutura, vislumbramos a possibilidades do prédio ser transformado num hotel boutique ou pousada boutique. Ele tem 21 quartos no primeiro andar e quatro embaixo, além de toda uma estrutura de refeitório e cozinha. Apesar do prefeito ter pontuado que tentou, e não conseguiu, vamos colocar esse ponto como uma pauta para ser discutida”, destacou.

O olhar criativo de Altair Santo, líder do eixo de Moda do Senac, foi estimulado pela riqueza de detalhes das igrejas e da identidade cultural do artesanato de São Cristóvão. “O Senac é uma instituição de educação profissional e percebemos que há muita potencialidade para ser trabalhada, a exemplo de ajudar muito na melhoria da qualidade da produção artesanal. Na visita ao Convento São Francisco detectamos que há uma estrutura que pode ser transformada num hotel boutique, abrindo espaço para a educação no setor de hotelaria. Nas igrejas, observamos a riqueza dos detalhes do barroco e do rococó e no Cristo Redentor, de onde temos uma visão belíssima do município, a reforma do local contempla um restaurante panorâmico, que pode ser transformado num restaurante escola. Tem várias áreas que o Senac pode ajudar o município a se desenvolver, como rota turística religiosa e com uma diversidade cultural e gastronômica maravilhosa”.

Fotos: Altair Santos - Senac/SE

Com informações do Senac/SE

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
As quintas costumam oferecer almoços ao ar livre com harmonização de vinho
28/04/2024  08h00 História, paisagem e bom vinho: a tradição das quintas em Portugal
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado