Transporte coletivo na Grande Aracaju recebeu 30 ônibus novos este ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilidade urbana
Transporte coletivo na Grande Aracaju recebeu 30 ônibus novos este ano
Também foi garantida a gratuidade para pessoas com transtorno do espectro autista
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 14/07/2022 15h55


A frota do transporte coletivo da Região Metropolitana de Aracaju recebeu um incremento de 30 novos ônibus em um mês. A iniciativa foi do poder público municipal que anunciou, nesta quinta-feira (14), a adição de oito novos veículos. 

Segundo a Prefeitura de Aracaju, os veículos farão parte da frota da Viação Atalaia e atenderão às linhas Marcos Freire II/Dia e Santa Maria/Mercado. 

“Entregamos 12 ônibus em junho, mais 10 na semana passada e, agora, mais oito, totalizando, somente em 2022, 30 novos ônibus ofertados para a população. Até o final de agosto, entregaremos mais 20, chegando a 50 novos veículos para o sistema de transporte urbano", antecipou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Acesso gratuito

A Prefeitura ainda anunciou a gratuidade para os passageiros com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, tanto na parte dianteira do veículo, que já utilizavam, como na parte traseira, a partir do acesso com um cartão diferenciado para embarque no transporte coletivo. 

Presente no ato, a dona de casa Joseane de Melo, mãe de uma criança com TEA, aprovou a medida. "Viajar em pé, com uma criança, na parte dianteira do ônibus, quando está muito cheio, nos colocava em risco. Agora, nós poderemos passar pela catraca e viajar atrás, com muito mais espaço”, prevê.  

Protestos 

Apesar da renovação, Aracaju vive uma crise no transporte coletivo da capital, que inclui constantes paralisações de trabalhadores rodoviários, os quais se mobilizam contra os atrasos no pagamentos de salários.

Há ainda uma rotina de veículos superlotados, que culminou em protesto realizado pelos usuários do serviço na Região Metropolitana da capital.

Além disso, a passagem foi reajustada para R$ 4,50 em maio deste ano, o que também não agradou aos usuários do sistema de transporte coletivo.

 

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado