Por conta das chuvas, dez famílias são retiradas do Largo da Aparecida | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Por conta das chuvas, dez famílias são retiradas do Largo da Aparecida
Há risco de transbordamento do rio Poxim na região nas próximas 24 horas
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 23/05/2023 12h20 - Atualizado em 23/05/2023 12h41


Por conta das fortes chuvas que vêm atingindo a capital sergipana nos últimos dias, dez famílias  residentes da região do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, zona oeste de Aracaju, precisaram ser retiradas de suas casas na manhã desta terça-feira (23). De acordo com a Defesa Civil municipal, a medida é preventiva, diante do risco de transbordamento do rio Poxim nas próximas 24 horas.

O órgão informou que os moradores estão sendo realocados pela Prefeitura de Aracaju para pousadas, onde devem permanecer até o sábado (27); seus bens materiais, como móveis, estão sendo transportados por caminhões-baú para galpões.

"Temos uma previsão, para as próximas 12 horas, de transbordamento do rio na área do Largo da Aparecida. Portanto, já começamos a retirar as pessoas que poderão ser afetadas, principalmente aquelas com dificuldade de locomoção, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência", afirma o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Silvio Prado.

Segundo a Defesa Civil, outras 24 famílias ainda precisam ser realocadas, mas há certa resistência por parte delas. A Assistência Social municipal está auxiliando a negociação com essas pessoas.

As chuvas também afetaram alguns serviços da região, a exemplo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Tereza, que está com as atividades suspensas.

A Defesa Civil também esclareceu que, no Jabotiana, apenas o Largo da Aparecida apresenta riscos, enquanto os conjuntos Santa Lúcia, JK e Sol Nascente estão sem alagamentos. Nesses locais, o nível do rio Poxim está dentro da normalidade.

Conforme relatado pelo F5 News, o período chuvoso é uma preocupação constante para os moradores do Jabotiana. A região é atravessada pelo rio Poxim e, por isso, há nela uma predominância de manguezais. Em maio de 2020, mais de 100 moradores da região do Largo da Aparecida precisaram sair de suas residências devido aos alagamentos. 

Monitoramento
Ao longo dos dias, em Aracaju, os volumes registrados têm superado as previsões meteorológicas. A Defesa Civil de Aracaju registrou que as precipitações somam o volume acumulado de 128 milímetros (mm) desde a emissão do alerta de chuvas intensas, encaminhado no domingo (21). Nesta terça-feira (23), nas seis primeiras horas da manhã, foram 62 mm e, desde o dia 18, quando foi emitido o primeiro alerta, os pluviômetros já computaram cerca de 280 mm.  

Com informações da Defesa Civil de Aracaju

Mais Notícias de Cotidiano
Ilustrativo/ PRF
30/04/2024  11h35 PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito
Vídeo: Investigado por crimes em Goiás e Paraíba é preso em Aracaju
30/04/2024  11h05 Vídeo: Investigado por crimes em Goiás e Paraíba é preso em Aracaju
Divulgação SSP
30/04/2024  10h49 Polícia prende quinto envolvido em homicídio em Socorro
Mário Sousa/ Agência Sergipe
30/04/2024  10h20 Plano de Ação otimiza procedimentos cirúrgicos ortopédicos no HUSE
BPRv/Divulgação
30/04/2024  09h50 PC conclui inquérito do acidente que vitimou cinco pessoas em Lagarto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado