Prioridades: já definiu seu top três? | Amanda Neuman | F5 News - Sergipe Atualizado

Prioridades: já definiu seu top três?
Blogs e Colunas | Amanda Neuman 20/09/2020 15h19 - Atualizado em 20/09/2020 15h27

Prioridades. Acho que todo mundo já se deu conta de que se não tivesse perdido tanto tempo com certas coisas – e pessoas – poderia ter investido esse tempo em outras coisas – e pessoas – mais importantes em certo momento da vida.
A gente vive achando que tem uma série de coisas inadiáveis a fazer e até planejando fazê-las, mas quase sempre essas coisas não acontecem porque não organizamos em que ordem elas deveriam acontecer. Definir prioridades é compreender que, ainda que eu não realize tudo, eu realizarei o que é mais importante e sairei feliz desse processo.
Definir prioridades é mais que classificar tarefas como importantes, urgentes ou adiáveis – como ensinam os gurus da produtividade –, é sobre saber as coisas que queremos agora, as coisas que queremos depois e as coisas que ‘tudo bem se não rolarem’. O que fica na última lista geralmente não vai rolar mesmo, então pense bem.
Priorizar as pessoas certas é tão (ou mais) importante quanto priorizar as coisas certas. Eu sou do time da reciprocidade. Dou valor a quem acha tempo na correria do dia a dia, lembra do aniversário, pergunta se está tudo bem e me responde no Whatsapp. Eu decidi priorizar quem corresponde a atenção e o tempo que recebe de mim. Eu sei que há exceções, claro. Eu sei que cada um tem seu jeitinho. Eu sei que há casos e casos. Mas eu também sei que não é todo mundo que merece ser prioridade pra mim.
De toda forma, saber priorizar – coisas e pessoas – nos faz alcançar objetivos que estavam empacados e fortalecer relações que a gente já sabia que tinham futuro; isso é fruto da maturidade porque só quando a gente cresce é que aprende que nem tudo vale nosso tempo ou um lugar no nosso top três.
Porém, nesse processo aprendi algo ainda mais importante: só eu sei o que quero da vida e quem quero ter na vida, só eu sei os itens da minha lista que tive que deixar pra depois pra conquistar o que tenho agora ou terei um dia. Sobre os outros, não cabe a mim julgar ou compreender. Está aí mais uma coisa sobre prioridades: não julgue as prioridades dos outros. 
Nem todo mundo precisa desejar o mesmo que você e está tudo bem assim. Se sua amiga escolheu casar aos 20, ter três filhos e não trabalhar fora, essa é a prioridade dela. Se você escolheu não casar nunca, ser uma tia maravilhosa e investir na sua carreira, essa é a sua prioridade. Prioridade dela. Sua prioridade. Cada um com a sua e ninguém tem nada com isso. É duro, mas é simples. Quando gastamos tempo com o que é importante pra nós e apenas desejamos sucesso a quem está por perto, viver fica melhor e as coisas até fluem mais depressa. 
Você não precisa fazer tudo e não precisa se dedicar a todos. Você só precisa fazer o que é mais importante e se dedicar a quem também se dedica a você. Gaste seu tempo com o que vale a pena e colha frutos que não vão desaparecer em sete dias ou depois do final de semana. Estabeleça um top três das prioridades pra sua vida e se empenhe nele. Também pode ser um top cinco, pode ser um top dez, ou até um top vinte. Você é quem vai decidir, mas lembre: ninguém tem nada com isso.   
 

Mais Notícias de Amanda Neuman
Reconheça sua escada
01/10/2022  08h37 Reconheça sua escada
Atravessar não é superar
07/08/2022  18h00 Atravessar não é superar
Você pode parar
10/06/2022  22h00 Você pode parar
Desfrute do corredor
27/05/2022  15h00 Desfrute do corredor
O clichê que eu quero ter
03/04/2022  23h02 O clichê que eu quero ter

Blogs e Colunas
Amanda Neuman
Amanda Neuman

Jornalista (UNIT) há 10 anos, mestra em Comunicação (UFS), doutoranda em Sociologia (UFS), pesquisadora na área de redes sociais e influenciadores digitais, e mentora de marketing para empreendedores e Influenciadores. Na internet, como mulher plus size que descobriu o amor próprio e auto estima além dos padrões, compartilha sua vida e vivências com outras mulheres e as encoraja a se amarem como são.

E-mail: amandaneuman.an@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado