Discutir chapa sem Eduardo e Valadares Filho presentes? Pé na jaca do canso | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Discutir chapa sem Eduardo e Valadares Filho presentes? Pé na jaca do canso
Blogs e Colunas | Joedson Telles 09/02/2018 19h48 - Atualizado em 09/02/2018 19h54

Planejei só encostar os dedos neste teclado depois do Carnaval, mas a política e as suas acabam motivando a quebra do protocolo... Vejam só essa. Nesta sexta-feira, dia 9, o ex-conselheiro e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Reinaldo Moura, postou, às 11h12, no grupo Universo no Whatsapp, a foto que ilustra este texto. Ele próprio ao lado do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e do deputado federal e seu filho, André Moura (PSC). “Visita ao senador Valadares: forte, firme e cheio de saúde”, explicava no mesmo grupo, o mesmo Reinaldo, exatos, 36 minutos depois. Creio que como quem já previa comentários descartáveis sobre o óbvio.     

Às 12h17, foi o senador Valadares quem tocou no assunto. Também no grupo Universo, ele postou: “O deputado André Moura e o seu pai Reinaldo Moura estiveram em minha residência para fazer-me uma visita em virtude da cirurgia a que fui submetido, em virtude da qual estou em repouso, a conselho médico. Agradeci a ambos a gentileza da visita. Sobre sucessão, mantenho a decisão do PSB de só tratar desse tema a partir de março ou abril”, escrevia Valadares.

As últimas frases do senador anteciparam juízos que estariam por desembarcar – sobretudo nas redes sociais. Mesmo com as explicações de Reinaldo e Valadares, com a veracidade da notícia da cirurgia a que foi submetido o senador, mesmo sem as presenças do senador Eduardo Amorim, de Valadares Filho e de outras lideranças (ao menos na foto), não é que não faltou quem politizasse a visita? Mesmo com os envolvidos dando versões contrárias, a especulação correu solta.  

Ao ponto de mais tarde, o deputado André Moura também sentir a necessidade de rechaçar insinuações. Através de assessores, ele postou, também no grupo Universo, que, durante a visita, ele e o pai apenas trocaram amenidades sobre a vida com Valadares. “E lhe desejamos plena recuperação. Sobre política, nenhuma linha, especialmente quanto à formação de chapa ou datas. Neste sentido, vai prevalecer a opinião e independência de cada partido e grupo político, como democraticamente deve ser”, disse.

Cá pra nós, politizar o episódio ao ponto de “obrigar” Reinaldo e André explicarem uma simples visita feita a uma pessoa que passou por um procedimento cirúrgico e “motivar” o próprio paciente a dar explicações do óbvio é ou não é nivelar por baixo?

Antes de serem políticos, como os demais, André, Reinaldo e Valadares são seres humanos. Pode não parecer para alguns, mas os políticos também têm momentos nos quais conseguem se despir da política. É fato que só pensam em política, mas dormem, se alimentam, usam o vaso sanitário, ficam doentes e recebem visitas. São humanos. Portanto, nada demais dois políticos visitarem outro que se submeteu a um procedimento cirúrgico.      

Além de tudo, uma visita para tratar de política não aconteceria sem as presenças do senador Eduardo Amorim e do deputado Valadares Filho, no mínimo. Se a visita tivesse o objetivo de definir chapa majoritária para as eleições 2018, tais ausências, sim, seriam notícia. Ou não? Pé na jaca do canso. 

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado